Corredores de ônibus da z.Sul devem ficar prontos até final do ano

Os corredores priorizam o itinerário dos coletivos até o Centro

Parte importante da implantação do novo sistema de transporte público de Teresina, as obras do Corredor Exclusivo Segregado Sul I, que compreende a Avenida Barão de Gurgueia a partir da Avenida Joaquim Ribeiro até a Avenida Henry Wall de Carvalho (no Bairro Parque Piauí), estão em ritmo acelerado. A expectativa é de que estes corredores estejam em pleno funcionamento até o final do ano. Com isso, os ônibus terão uma redução no tempo de viagem.

De acordo com a diretora de Transportes Públicos da Strans, Cíntia Machado, os corredores segregados serão exclusivos para a circulação dos ônibus e têm como objetivo priorizar o itinerário dos coletivos até o centro de Teresina, aumentando a eficiência e a agilidade do sistema.

“Além de agilizar o atendimento para os usuários, as estações de embarque e desembarque serão climatizadas, proporcionando mais conforto para as pessoas que utilizam o transporte coletivo em Teresina. O corredor Sul I contará com 12 estações de embarque e desembarque”, acrescentou.

A diretora explica que a obra da Avenida Barão de Gurgueia está sendo realizada em duas frentes para evitar maiores transtornos para a população. “A nossa expectativa é que até o final do ano estes corredores estejam concluídos e em pleno funcionamento. Estamos com equipes na altura da Avenida Joaquim Ribeiro no sentido Centro/Sul e também na área do Parque Piauí, no sentido Sul/Centro. Com isso, daremos mais agilidade à obra e menos transtorno para população”, explicou.

Serão construídos sete corredores exclusivos e segregados nas seguintes áreas da cidade: Corredor Sul I (compreende as Avenida Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho), Corredor Sul II (nas Avenidas Miguel Rosa e Professor Wall Ferraz), o Corredor da Avenida Gil Martins, que irá ligar a Avenida Barão de Gurguéia ao terminal do Itararé passando pela Ponte Anselmo Dias, o Corredor Leste (compreende as Avenidas Presidente Kennedy e João XXIII), o corredor Norte I (Av. Rui Barbosa), o Corredor e faixas Norte II (na Avenida Duque de Caxias e Ruas Magalhães Filho e Anísio de Abreu) e para finalizar o Corredor Sul III (na Avenida Maranhão).

Além dos corredores segregados, serão implantadas faixas preferenciais em muitas áreas da cidade. Serão as seguintes faixas: Faixa Norte-Leste, Faixa Leste-Sudeste. “Essas faixas preferenciais serão implantadas para interligar pontos entre corredores e terminais e para uma melhor integração entre as zonas”.

Image title


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina