Covid-19: HU-UFPI promove teleconsultoria e treinamento em laboratório

Sob a responsabilidade da Unidade de Telessaúde do HU-UFPI, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), o projeto foi desenvolvido após termo firmado com o Ministério da Saúde, tendo por objetivo o enfrentamento à Covid 19.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferecerá serviços de teleconsultoria aos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí, em atendimentos a pacientes ambulatoriais ou internados, inclusive em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sob a responsabilidade da Unidade de Telessaúde do HU-UFPI, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), o projeto foi desenvolvido após termo firmado com o Ministério da Saúde, tendo por objetivo o enfrentamento à Covid 19.

O Chefe da Unidade de Telessaúde do HU-UFPI, Victor Campelo, explica que o projeto é colocado em prática por meio de uma parceria com as centrais de regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. “O serviço também auxilia no referenciamento e, em sendo o caso, na transferência de pacientes, uma vez que os teleconsultores têm acesso ao sistema com informações sobre os pacientes”, afirma. 

Victor Campelo ressalta que a tecnologia poderá auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19 e, ainda, impactar em medidas de proteção e segurança dos profissionais da área de saúde.  “Vimos que, no mundo todo, os médicos também são grandes vítimas do coronavírus pelo contato direto com os pacientes. Nós montamos equipes multiprofissionais, com enfermeiros e médicos, e uma equipe de excelência em terapia intensiva para atuar na consultoria dos casos mais graves. Assim, médicos que estiverem atendendo em qualquer lugar do Piauí vão poder se reportar à nossa central para esclarecer dúvidas na condução de quadros mais simples até casos de moderados ou severos”, elucida.

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, que visitou o HU-UFPI na última sexta-feira (27), essa iniciativa é um avanço para o adequado tratamento dos pacientes em todo o estado. “O Piauí é muito grande, são 1500 km de uma ponta a outra, então é ter a possibilidade de garantir, por telemedicina, atendimento e orientação em lugares mais longínquos é muito importante. Esse caminho é uma ajuda valiosa neste momento de luta contra o coronavírus”, avaliou.

Para população em geral, o serviço de telessaúde também montou uma central para tirar dúvidas e dar orientações de como proceder em caso de suspeita de infecção por coronavírus. As informações podem ser acessadas no site saudedigitaldopiaui.com.br, havendo também link direto para whatsapp.  “Existe um canal que está com link para o whatsapp que conta com um serviço de inteligência artificial que responde as perguntas mais comuns”, comenta Victor Campelo.

Capacitação de profissionais - A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFPI, conta, ainda, com outra ação que auxilia no enfrentamento à Covid-19. Trata-se da capacitação de profissionais no Laboratório de Simulação Realística do Hospital. “O laboratório, nesse momento de epidemia, está funcionando exclusivamente com a finalidade de treinar e capacitar os profissionais de saúde no atendimento a pacientes de média e alta gravidade. Com esse treinamento, o profissional, ao estar diante do paciente, vai agir de forma mais segura e mais eficiente, uma vez que já treinou a mesma situação em ambiente de simulação realística. É uma forma eficaz de prestar assistência de qualidade e, no caso da Covid-19, é importantíssimo que o atendimento tenha eficiência e rapidez”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES