Cras atende quase mil famílias por mês na zona Norte de Teresina

O local passou por serviços como pintura, retelhamento e mais

A população da zona Norte de Teresina foi beneficiada com a reforma do Centro de Referência de Assistência Social Carlos Augusto Rodrigues da Silva (Cras Norte II).

O local passou por serviços como pintura, retelhamento, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e mudança de instalações de banheiros. A melhoria está beneficiando cerca de 940 famílias por mês, que precisam da unidade para realizar, principalmente, o cadastro nos benefícios assistenciais.

Para a gerente do Cras Norte II, Zeneide Lopes, a reforma está sendo muito importante tanto para conservação do local, quanto pela necessidade de dar mais conforto à comunidade, pois um espaço adequado proporciona acolhimento aos moradores que utilizam o serviço.

“As obras trouxeram grandes benefícios, que possibilitarão alcançar melhores resultados, o que é bom para a comunidade, bem como para os profissionais que estão inseridos na política de Assistência Social. Nossa expectativa em relação às obras é que o ambiente torne-se agradável para as pessoas que necessitam desse espaço. Queremos acolher estas pessoas com respeito e dignidade”, afirma.

Raimunda Nonata da Silva sempre vai ao Cras para manter os seus dados atualizados nos cadastros dos benefícios e sempre reclamava do desconforto ao esperar o atendimento. Ao ir à unidade esta semana, a dona de casa já a encontrou totalmente reformada, inclusive com climatização.

“Como nós recebemos o auxílio do Governo, precisamos vir atualizar nossos cadastros sempre que acontece alguma coisa na nossa família. A espera costumava demorar e sempre reclamávamos do calor, agora a maior parte dos espaços tem ar-condicionado e mais cadeiras para a gente esperar com mais conforto”, relata.

No Cras Norte II são disponibilizados diversos serviços aos usuários que receberão assistência quando estão passando por alguma necessidade ou se encontram em situação de risco.

Por isso, a entidade prima pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, cujo objetivo é dar uma atenção diferenciada ao cidadão, de acordo com as necessidades de cada um.

Sendo que as potencialidades das famílias devem ser ponto de partida para a organização dos serviços de proteção básica de assistência social.

Cadastro Único é o serviço mais procurado no Cras

O Cadastro Único é o serviço mais procurado no Cras, é através desse sistema que o Governo identifica e caracteriza as famílias de baixa renda e, a partir disso, formula e implementa políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essa população está exposta.

A coordenadora do programa Bolsa Família, Elenvânia Matos, explica que é através desse cadastro que as famílias podem se inscrever em qualquer programa do Governo, como o Minha Casa Minha Vida, o Pronatec, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Por isso, as pessoas devem ficar atentas para atualizar as informações contidas em seu cadastro.

"O Cadastro Único é o serviço mais procurado por estar vinculado a diversos outros benefícios. Como um dos objetivos desse sistema é conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias e trazer informações de todos os seus membros, é necessária a atualização dos dados a cada dois anos. Muitas pessoas deixam de receber os benefícios por não se preocuparem com isso e acabam tendo o cadastro bloqueado", informa.

O interessado em receber os benefícios deve assistir a uma reunião que acontece uma vez por mês e realizará o Cadastro Único. Após isso, uma entrevista será agendada para saber se a família está dentro do perfil do programa.

Fonte: Pollyana Carvalho e Rhauan Macedo