Criação de Centro de Castração de animais está sob análise em Teresina

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, e a vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo, estiveram reunidos na manhã de ontem (26) para discutir meios de viabilizar essa medida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão estudando meios de criar, na capital, um equipamento público para o controle da natalidade de animais por meio da castração/esterilização. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, e a vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo, estiveram reunidos na manhã de ontem (26) para discutir meios de viabilizar essa medida.


De acordo com Bárbara Melo, já existe a possibilidade de liberação de uma emenda federal para colocar em prática o projeto. “Temos duas opções de ações que podem ser implementadas em Teresina e que visam controlar a natalidade de animais que é o ‘castramóvel’, um ônibus equipado que atuaria de forma móvel na cidade para castrar os animais de famílias que não possuem poder aquisitivo para fazer o procedimento e, também, a criação de um Centro Cirúrgico de Castração. Como a vigilância e controle de animais é de competência do município, por meio do Centro de Zoonoses, estamos estudando meios de implementar esse projeto na cidade juntamente com a Fundação Municipal de Saúde”, explicou a vice-reitora.

O presidente da FMS, Luciano Nunes, afirmou que a Prefeitura de Teresina tem todo o interesse em desenvolver ações que visam a convivência ética com os animais. “É de extrema importância desenvolvermos ações que visam o bem-estar dos animais. Já estamos com um projeto de reforma emergencial para o nosso Centro de Zoonoses e um projeto estrutural para ampliação e transferência dos setores de Correição de grandes e médios animais, canis e eutanásia.

A possibilidade de termos um Centro de Castração é uma importante alternativa para diminuir a superpopulação de gatos e cachorros abandonados e uma forma de evitarmos problemas futuros tanto para os animais como para a sociedade”, destacou.

O presidente da FMS e a vice-reitora da Uespi afirmaram também que buscarão parcerias com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), com o poder legislativo municipal e estadual, bem como do Governo do Estado para que o projeto seja executado.

Foto: Victor Gabriel



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES