Criança sul-africana em remissão gera esperança de cura para HIV

Mas os especialistas pedem cautela e falam que são casos caros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma criança sul-africana nascida com HIV está surpreendendo especialistas por parecer estar efetivamente curada do vírus da Aids depois de apenas um ano de tratamento seguido de oito anos e meio sem medicamentos.

Normalmente os pacientes com HIV precisam continuar usando remédios antirretrovirais pelo resto da vida para impedir o desenvolvimento da Aids, mas a criança em questão, que não está sendo tratada e hoje tem quase 10 anos de idade, não tem nenhum sinal da doença.

Este e outros casos recentes isolados de remissão deram uma esperança adicional às 37 milhões de pessoas de todo o mundo infectadas com o vírus que causa a Aids. Mas os especialistas pedem cautela, dizendo que o caso é extremamente raro e que não leva a crer em um caminho simples para uma cura.

"É um caso que mais provoca perguntas do que necessariamente responde", disse Linda-Gail Bekker, presidente da Sociedade Internacional da Aids (IAS, na sigla em inglês), que está realizando uma conferência em Paris nesta semana.

"Isso de fato desperta a teoria interessante de que talvez o tratamento não seja para a vida toda. (Mas) está claro que é um fenômeno raro", acrescentou.

A criança, que não teve nome e gênero revelados, foi parte de um estudo clínico no qual pesquisadores investigaram o efeito de tratar bebês soropositivos nas primeiras semanas de vida e depois interromper o tratamento e iniciar o uso de antirretrovirais verificando se o HIV estava sendo controlado.

Na semana passada, a agência de HIV/Aids da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que 19,5 milhões de pessoas --mais da metade dos 37 milhões de pacientes com HIV-- estão recebendo tratamento na atualidade.

A grande maioria dos pacientes com HIV sofre um aumento na quantidade de vírus circulando no corpo se interrompe o tratamento, mas a criança em questão é diferente, disseram os pesquisadores sul-africanos.

"Até onde sabemos, este é o primeiro caso de controle virológico contínuo a partir de um teste aleatório de interrupção de antirretrovirais após um tratamento inicial de crianças", afirmaram em um sumário das descobertas apresentadas na conferência nesta segunda-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES