CRM-PI leva curso avançado em cardiologia para médicos de Parnaíba

O curso acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto no litoral do Piauí

Doenças cardiovasculares é a que mais mata no mundo e CRM-PI levará curso para médicos de Parnaíba e região

O ano de 2015 está trazendo bons frutos para o Curso de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Piauí - CRM-PI, projeto que é realizado em parceria com o Conselho Federal de Medicina em todo país. As turmas estão com uma média de 50 participantes que recebem conhecimentos mais especializados no tema geral do curso que é sobre Urgências e Emergências Clínicas. Com a proposta de levar os conhecimentos teóricos e práticos para os médicos de Teresina e de outros municípios, uma vez que nem todos podem se deslocar devido a rotina de trabalho, o curso está sendo cada vez mais interiorizado e essa meta vem sendo cumprida entre a diretoria do CRM-PI e a coordenação do curso. Assim, nos próximos dias 21 e 22 de agosto acontecerá na cidade de Parnaíba, no litoral do Estado, o Curso de Urgência e Emergências Cardiovasculares, no Cerest.

Os ministrantes serão os cardiologistas Luiz Bezerra Neto, Elisiário Cardoso Júnior, que é presidente da Associação Médica Brasileira Seccional Piauí (AMB-PI) e Ivo Canamary. O coordenador do curso, Luz Bezerra Neto, informa que podem participar os profissionais médicos de Parnaíba e de outros municípios da região, como Luís Correia, Cajueiro da Praia e demais. As inscrições são gratuitas. Ele também lembra que esse módulo é importante para médicos de qualquer especialidade, uma vez que terão a oportunidade de atualizar os conhecimentos nas urgências e estarem prontos para qualquer eventualidade, seja qual for o ambiente de trabalho.

Os temas a serem tratados serão: Infarto, Arritmias, Emergências Hipertensivas, Síndromes coronarianas agudas sem supra do Segmento ST e Treinamento e Reanimação Cardiopulmonar. O Curso de Urgência e Emergências Cardiovasculares já foi realizado nas cidades de São Raimundo Nonato, Picos,  Floriano, no Sul do Estado, e uma vez em Parnaíba. O coordenador chama a atenção para a sua importância. “Um terço das mortes do mundo é ocasionada pelas doenças cardiovasculares, como derrame, infarto e hipertensão, que matam mais que a Aids, câncer e acidentes de trânsito. Portanto, qualquer médico, sobretudo os que militam na urgências, devem fazer esse curso”. O curso oferece aula prática de reanimação cardiovascular com módulos e simulações a serem ministradas pelos especialistas. Esse curso também acontecerá ainda este ano, provavelmente, nas cidades de Piripiri e novamente em Picos.

Em Teresina, neste final de semana, 8 e 9 de agosto, a coordenação realizará o 6º Módulo, de Urgências Infectológicas, que acontecerá no plenário do CRM-PI, a ser ministrado pelos professores Peron Ribeiro, João de Jesus Cantinho e Maurício Fortes Mendes. Os temas a serem tratados serão: Dengue, Zika e Chikungunya, Abordagem das Meningites na Urgência e Influenza H1N1, Emergências de pacientes com HIV, Abordagem das Pneumonias Comunitárias na Urgência, entre outros.

Fonte: Assessoria