CRM Piauí completa 60 anos e lança revista contando sua história

Lançamento para a imprensa será nesta sexta-feira (03), às 10h

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI faz nesta sexta-feira (03), às 10 horas da manhã, no Salão Nova Iorque, no Metropolitan Hotel (Av. Frei Serafim, em Teresina), o lançamento para toda a imprensa do Piauí da revista comemorativa dos 60 anos de fundação da autarquia federal, que foi criada no dia 10 de dezembro de 1958. Muitas histórias e muitas conquistas ao longo desse jubileu de diamante.

A revista traz reportagens com fatos marcantes de algumas gestões, com depoimentos de conselheiros que vivenciaram os tempos desde antes da promulgação da Constituição de 1988, quando o Conselho atuava com pouca estrutura e ainda recebia médicos recém formados oriundos de faculdades de medicina do Rio de Janeiro e de Pernambuco, pois somente anos depois é que o curso de medicina foi criado no Piauí na Universidade Federal. A publicação especial traz um novo formato e ainda reportagem com o casal de médicos mais antigo do Piauí na atualidade, que juntos já somam 122 anos de profissão: David Delphino Cortellazzi e sua esposa Theresa Maria Tomaz Tajra Cortellazzi. Tem ainda uma entrevista com a médica Maria das Mercês Alves, que mudou seu estilo de vida e adotou a corrida a pé como uma paixão e disputa até maratonas internacionais. E para finalizar a revista traz a parte científica, com artigos e crônicas produzidas por pesquisadores piauienses da área.

Com tanta história para contar, a revista lembra a primeira reunião para constituição da Diretoria eleita, sendo ela composta da seguinte formação: Gerardo Magela Fortes Vasconcelos (Presidente); Oseas Sampaio (Vice-Presidente); Lineu Costa Araújo (1º Secretário); Dirceu Mendes Arcoverde (2º Secretário) e Francisco Luiz Almeida (Tesoureiro). A função precípua do CRM-PI é supervisionar a ética médica e, ao mesmo tempo, fiscalizar, disciplinar, julgar as atividades médicas, zelar por todos os meios de seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito dos que a exercem legalmente.

Desde o seu primeiro presidente, Gerardo Fortes Vasconcelos, até os dias atuais, o CRM-PI já elegeu 12 presidentes e suas respectivas diretorias e, consequentemente, o corpo conselhal, que são formados por 42 conselheiros. Quatro ex-presidentes já são falecidos, entre eles Gerardo Magela (1958 a 1963), Lineu Costa Araújo (1963 a 1988), Luiz Nódgi Nogueira Filho (1996 a 1999) e Fernando Gomes Correia-Lima (2010 a 2013). A primeira mulher presidente da história do CRM-PI, a Drª Mírian Perpétua Palha Dias Parente, assumiu a função em outubro de 2016 e continua no cargo atualmente.

O presidente que mais tempo teve de mandato foi o ilustre Lineu Costa Araújo, médico, professor e reitor da Universidade Federal do Piauí, um ícone respeitado pela classe médica do Piauí. O Dr. Lineu foi presidente do CRM-PI por 25 anos. As primeiras médicas a participarem como conselheiras foram: Maria do Amparo Salmito Cavalcanti, Lúcia Maria Machado Rêgo, Simone Maria Machado, Thelma Maria do Nascimento, Natércia Ferreira Damasceno Rangel e Maria Luci Lages Gonçalves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES