Cuidados com o bebê é tema de curso em Unidade de Saúde na zona sul

Os cuidados com o recém-nascido foram temas da atividade.

Como parte da programação alusiva à Semana do Bebê em Teresina, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bela Vista realizou um curso para as gestantes atendidas no local. Com duração de três dias, a atividade encerrou hoje (23) com uma palestra no auditório da unidade, que é gerida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Os cuidados com o recém-nascido foram temas da atividade de hoje. As futuras mães participaram de dinâmicas, distribuição de brindes e uma aula prática sobre como dar banho no bebê. O evento foi encerrado com a exibição de vídeos relacionados e uma palestra sobre a importância do aleitamento materno, que deve ser mantido até os dois anos de idade.

Nos dias anteriores, as gestantes tiveram a oportunidade de conversar com uma psicóloga sobre as dúvidas, inseguranças e problemas emocionais comuns nesta fase, além de um educador físico que as orientou sobre prática de atividades físicas para sua saúde. Por fim, as gestantes fizeram uma visita à sua maternidade de referência, que fica no Hospital do Promorar. O objetivo era criar familiaridade com o ambiente onde elas virão a dar à luz.

Aline Carvalho, enfermeira da Estratégia Saúde da Família, afirma que a finalidade do evento é expandir o conhecimento das gestantes para além do que geralmente é ensinado no pré-natal. “Por uma série de motivos, nem sempre é possível abordar tudo nas consultas de rotina. Com este curso, temos a oportunidade de repassar informações novas”, disse a enfermeira. “O contato entre as gestantes também possibilita a troca de experiências e a visita à maternidade ajuda a combater o medo do parto que algumas delas ainda podem ter”, completou ela.

As participantes, em sua maioria mães de primeira viagem, aprovam a ideia. “Com este curso, a gente pôde aprender muitas coisas sobre a gravidez e o bebê. Mesmo com o que a gente já sabia, sempre tem alguma dúvida que a gente pôde tirar com eles”, afirmou a Irla Steffane, que está no sexto mês de gravidez.

O curso seguiu as diretrizes da Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Em parceria com a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), a FMS tem trabalhado para garantir às gestantes teresinenses todos estes direitos.


Fonte: Assessoria