Culinária e passeios diversificados são atrativos do litoral do PI

Atrações em Luís Correia.

Nada de Maria Isabel, arrumadinho ou mesmo o tradicional baião de dois. Na pousada Barra Grande Kite Camp (BGK), localizada na própria Barra Grande, o prato preferido dos clientes é a Peixada da Lora.

O prato é feito à base peixe, camarão, cebola, tomate, cenoura, batata-inglesa e outros e deve ser acompanhado de pirão e arroz branco. Maria Edilson de Brito, ou simplesmente, Lora, acredita que quando as pessoas tentam cozinhar algum prato de sua autoria, muitas vezes não dá certo, por ser a cozinha um local mais individual.

“Eu ensino a receita da peixada para as pessoas. Mas elas voltam dizendo que não conseguiram fazer do mesmo jeito. Mas eu digo que isso ocorre, porque cada um tem um jeito especial com a cozinha”, ressalta.

Miniburguer atrai público de todas as idades

Se andar com pés descalços na beira do mar, já proporciona uma sensação de liberdade aos turistas, conduzir um miniburguer, sentindo a brisa marinha mais intensa no rosto, triplica essa sensação. O que tem atraído públicos desde crianças, jovens e até idosos. De acordo com José Maria de Sousa, que aluga miniburger há 20 anos na Praia de Atalaia, mesmo com a crise econômica, a procura ainda é grande e atrai todos os públicos. “O movimento no ano passado, sem dúvida, foi melhor. Este ano está mais fraco. Deve ser essa tal da crise no país.

Mas mesmo assim, a procura ainda é boa”, destaca José Maria de Sousa, que é natural de Teresina, confessa se identificar com seu trabalho e garante que acaba se divertindo: “É gratificante trabalhar na beira do mar, sentir a brisa e a areia nos pés. É uma satisfação, porque aqui trabalho, mas também me divertindo”, pontua.

Quem pretende alugar um miniburguer, deve se dirigir a Praia de Atalaia, em Luís Correia, de 8h às 17h. “O meu horário quem manda é a maré, se ela chega mais cedo, tenho que sair, quando não fico até mais tarde”, ressalta, José de Sousa.

Fonte: Márcia Gabriele