Curso de Jornalismo da UFPI comemorará 30 anos com programação especial

Na ocasião também será realizado o “I Seminário de Pesquisa Cientifica em Comunicação da UFPI” que contará com a apresentação de trabalhos científicos em Grupos de Discussão

Para celebrar os 30 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, acontece nos dias 29 e 30 de outubro o “I Encontro Jornalismo, Cidadania & Pesquisa: 30 Anos do Curso de Jornalismo da UFPI” que pretende promover o debate entre pesquisa e prática jornalística cidadã, através de debates, palestras e oficinas.

Na ocasião também será realizado o “I Seminário de Pesquisa Cientifica em Comunicação da UFPI” que contará com a apresentação de trabalhos científicos em Grupos de Discussão.

Para a coordenadora do curso, a professora Cristiane Portela, a data não poderia passar em branco pela Universidade, pois em 30 anos, passaram diversos estudantes que atualmente são destaque no jornalismo piauiense e que são testemunhas da evolução do curso na instituição.

“Nós temos feito um ótimo trabalho em todos esses anos, estamos crescendo e evoluindo, prova disso são as conquistas dos nossos alunos.

Nós fazemos a formação não só para o mercado de trabalho, mas também para atuarem como profissionais que também são cidadãos. Hoje nosso curso está melhor, temos um ótimo quadro de docentes, projetos de pesquisa e um curso de mestrado”, explica.

Ainda segundo Cristiane, o evento foi pensado para promover a discussão sobre às práticas jornalísticas vistas atualmente e que apontarão caminhos para o futuro.

Por isso, foram convidados professores renomados do Piauí e de fora do estado e todos os discentes, docentes de graduação e pós-graduação e a própria comunidade podem participar das atividades.

A coordenadora do programa de pós-graduação em Comunicação e organizadora da I Seminário de Pesquisa Científica em Comunicação da UFPI, a professora Ana Regina Rêgo, ressalta que o curso está em seu melhor momento, pois tem recebido diversos prêmios tanto por alunos de graduação quanto pela pós-graduação.

“Ano passado nós fomos premiados quatro vezes e recentemente recebemos o Prêmio Luiz Beltrão, na categoria Grupo Inovador, para o nosso mestrado.

Essas conquistas são o reflexo do trabalho que estamos desenvolvendo na Universidade Federal do Piauí. Os 30 anos representam o nosso crescimento e progresso, por isso, devemos celebrar”, aponta.

O I Encontro Jornalismo, Cidadania & Pesquisa: 30 Anos do Curso de Jornalismo da UFPI também promove momentos culturais, através de exposições de fotografias e lançamentos de livros, mesa-redonda que discutirá a importância da formação universitária para o exercício da prática jornalística, palestras sobre as novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo e o final do evento acontece uma solenidade que homenageia os professores e alunos do curso.

As inscrições para o evento foram abertas ontem e podem ser realizadas gratuitamente por estudantes, pesquisadores e profissionais pelo site www.doity.com.br/jcpufpi/blog/gts.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Rhauan Macedo