Curso na Irmão Guido capacita detentos em Construção Civil

A Secretaria de Justiça do Piauí lançou edital

Dando prosseguimento ao projeto de incentivo ao trabalho e à capacitação profissional no sistema prisional piauiense, a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Estado farão a aula inaugural do curso de qualificação em Construção Civil na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, em solenidade nesta segunda-feira (30), às 9h.

O curso, que faz parte do programa Setre nos Municípios (antigo Qualifica Piauí), será ministrado a 48 detentos da unidade prisional e dividido em duas turmas de 24 internos. O programa do Governo do Estado já qualificou, neste ano, 114 detentos e detentas no Piauí, formados nos cursos de Construção Civil e Embelezamento e Corte e Costura.

A Colônia Agrícola Major César Oliveira, unidade prisional de regime semiaberto, foi uma das beneficiadas. Lá, 34 reeducandos que concluíram o curso de Construção Civil já estão, inclusive, contratados e trabalhando em uma construtora local. Na Penitenciária Feminina, 38 detentas se qualificaram em Embelezamento e 42 em Corte e Costura.

Para o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, "os cursos de qualificação profissional são importantes para, além de dar à pessoa pessoa privada de liberdade uma perspectiva de vida longe da criminalidade, fazer com que ela, mesmo estando presa, contribua com o Estado, fazendo uso de sua força de trabalho, e, quando sair, colabore e conviva em harmonia com a sociedade".

O gerente da Penitenciária Irmão Guido, Fábio Keyller, afirma que “esses detentos podem, depois de qualificados, ajudar na própria reforma que será feita da unidade pela Secretaria de Justiça. Acreditamos que essas pessoas devem, sim, trabalhar em prol do próprio sistema penitenciário, sendo tiradas do ócio e direcionadas para o trabalho”.

De acordo com a Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, em 2015, mais de 1.300 pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário do Piauí estão trabalhando em áreas como artesanato, cozinha, horta, construção civil, vendas, serviços gerais, biblioteca, marcenaria, panificação, auxiliares de produção e pedagogia.

Penitenciária Irmão Guido será reformada

A Secretaria de Justiça do Piauí lançou edital, abrindo a Concorrência 002/2015, para empresas participarem do processo licitatório de reforma estrutural geral da Penitenciária Irmão Guido. Dentre os pontos contemplados na reforma, o piso será substituído de concreto para piso industrial de alta resistência. Serão contemplados os pavilhões, celas, guaritas e outras áreas da unidade.

O processo de licitação ocorrerá no dia 18 de dezembro, quando as empresas apresentarão as propostas. O Governo do Estado já está dando andamento à construção da Cadeia Pública de Altos, que terá 600 vagas. Outras obras, já em andamento, são a Casa de Detenção Provisória de Campo Maior e a Central de Triagem de Teresina, com, respectivamente, 140 e 160 vagas.

Fonte: Com informações do Portal do Governo