Defensoria Pública do Estado faz teste seletivo para estagiário

Bolsa-Remuneração de R$ 622, mais vales- transporte

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE) realizou, no domingo (30), o XV Teste Seletivo para estagiários da instituição. Ao todo, 850 estudantes de bacharelado em Direito se inscreveram para concorrer ao provimento imediato de 77 vagas.

Com vagas distribuídas em 19 municípios do Estado, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Alynne Patrício, afirma que o concurso é atualmente o maior processo seletivo de estagiários do Estado.

Segundo ela, a concorrência do XV Teste Seletivo ficou de 23 candidatos para 1 vaga. A alta procura de estudantes de Direito para ingressarem na DPE é justificada pela possibilidade de atuação profissional em áreas diversificadas do setor jurídico durante o período de estágio.

"O estágio é diferenciado, porque envolve mais que uma questão do pagamento da Bolsa-Salário. A Defensoria tem um leque de atuação muito grande. O aprovado pode estagiar na área civil, criminal, Direito de Família, Direito do Consumidor, mulher vítima de violência, entre outras áreas que contribuem para a formação profissional do estudantes. Temos vários juristas que começaram como estagiário na Defensoria e hoje são exemplos de bons profissionais", ressalta Alynne Patrício.

A prova foi elaborada pelos próprios defensores públicos da Defensoria Pública do Estado. Com 80 questões, o teste seletivo abordou assuntos relacionados ao Direito Constitucional, Direito Processual, Direito Civil, Direitos Humanos e Tutela Coletiva, Informática, Português, Legislação Institucional e Estatuto da Criança e do Adolescente.

"Para ser aprovado, o candidato tem que acertar pelo menos 60% da prova", esclarece Alynne Patrício.

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública ressalta, ainda, que embora sejam disponibilizadas 77 vagas, é quase certo que mais aprovados serão convocados.

"A expectativa é que a Defensoria possa chamar até 200 aprovados durante o período de validade do concurso, que é de dois anos. Isso acontece porque o fluxo de estagiários que concluem o curso de Direito e saem da Defensoria é muito grande e sempre há a necessidade de novas convocações", explica Alynne Patrício.

O gabarito oficial do XV Teste Seletivo será divulgado nesta semana. Os estudantes poderão recorrer caso discordem de alguma resposta e até o dia 10 de setembro o resultado é publicado.

A carga horária do estágio da Defensoria Pública do Estado é de 20 horas semanais e o estagiário receberá Bolsa-Remuneração de R$ 622, mais vales- transporte.

Fonte: Carolina Durães e Izabella Pimentel