Definida a programação da próxima Reunião Regional da SBPC

Evento será realizado em Mossoró (RN), de 14 a 16 de abril, e discutirá o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro

A programação da Reunião Regional da SBPC em Mossoró (RN), que será realizada de 14 a 16 de abril nas instalações da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), já foi definida e está disponível no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/mossoro/.

Dirigido para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas, o evento abordará questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do semiárido.

A solenidade de abertura ocorrerá no dia 13 de abril, às 19h00, no Exponcenter, do campus da UFERSA, com a presença do presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, e de autoridades locais e estaduais. Na ocasião, o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, irá proferir a conferência magna ?Semiárido brasileiro: o paradigma das oportunidades?. No dia seguinte, serão iniciadas as atividades: minicursos das 8h00 às 10h00; conferências, das 10h30 às 12h00; e mesas-redondas, das 14h00 às 16h00.

No total, serão 11 conferências, 15 mesas-redondas e 43 minicursos. As conferências e mesas-redondas terão a participação de pesquisadores renomados e abordarão assuntos polêmicos, a exemplo da transposição do Rio São Francisco e da exploração de petróleo no semiárido. As oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região, como biotecnologia, tecnologias sociais e biocombustíveis, também estarão na pauta das discussões.

Já os minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores de educação básica (ensino fundamental e médio), abrangerão temas bem diversos, desde didática em sala de aula até biodiversidade de invertebrados em manguezais.

O evento contará ainda com uma programação voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, a SBPC Mirim, e apresentações orais e em pôsteres de trabalhosa de pesquisa da UERN.

A SBPC Mirim será realizada no campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT). Nos dias 14 e 15 estão programadas 30 oficinas, além de exibições de filmes. Já o dia 16 será reservado para apresentação de projetos de ciência, realizados por estudantes da rede de ensino público e privado da região.

Já o XVI Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE) da UERN será aberto no dia 14, às 19h00, no teatro municipal Dix-Huit Rosado Maia. As apresentações dos trabalhos ocorrerão nos dias 15 e 16. As apresentações orais, das 19h00 às 21h00, nos Pavilhões Temáticos do campus central da UERN, e as apresentações em painel, das 19h00 às 22h00, no ginásio de esportes do campus.

Fonte: Carlos Rocha, Jornal Meio Norte