Delegação da União Europeia realizará missão no Piauí

Vice-governadora Margarete Coelho apresentará riquezas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí receberá entre os dias 23 e 27 deste mês, a missão integrada pelos Sub-Chefes da Delegação da União Europeia e de um grupo de Embaixadas dos Estados-Membros da UE no Brasil. O objetivo da visita do grupo de diplomatas europeus é contribuir para o estabelecimento de vínculos de conhecimento e cooperação entre os diplomatas europeus e as autoridades desses estados.

A vice-governadora Margarete Coelho apresentará, no sábado (24), aos diplomatas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca os sítios arqueológicos situados no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Na região, a missão tem como roteiro visitas aos sítios e um encontro com a professora, pesquisadora e diretora - presidente da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, Niède Guidon  e o arqueólogo francês Eric Boëda, que participa das escavaçõesa cada ano, que será conduzida pela vice-governadora. Segundo ela, a viagem permitirá aos diplomatas conhecerem pontos de turismo do Parque como: o desfiladeiro da Capivara, o boqueirão da Pedra Furada, o Sítio do Mocó, em especial parte da Trilha Hombu, e o Museu do Homem Americano. “Eles irão conhecer a realidade política, econômica, social e cultural do nosso estado, bem como tratar sobre os potenciais investimentos na região”, disse.

Além disso, a comitiva visitará projetos de cooperação como o da Comunidade Lagoas das Cascas, que conta com financiamento da União Europeia. O projeto contempla ações de armazenamento/gestão de água na comunidade Lagoas das Cascas, no município de São Raimundo Nonato. A comunidade local tem experiência de primeira água (para o abastecimento de membros das famílias e de seus animais) e de segunda água (para uma pequena horticultura irrigada).

Participarão da visita a Vice-Embaixadora da União Europeia, Claudia Gintersdorfer, acompanhada do Chefe do Setor de Cooperação, o Embaixador da Irlanda, a Embaixatriz da República Tcheca e os Vice-Embaixadoresda Alemanha, da Bélgica, da França, de Portugal e do Reino Unido.

O objetivo da visita é promover intercâmbio de informações sobre possíveis áreas de interesse comum entre a União Europeia e o Piauí,estado que já conta com importantes investimentos europeus no setor de energias renováveis. Além deste setor, a União Europeia considera que o Piauí tem um potencial importante na preservação da biodiversidade, do desenvolvimento socioeconômico e do turismo sustentáveis.

A parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil,que completa em 2017 o seu décimo aniversário está baseada num compromisso compartilhado sobre temas como o desenvolvimento sustentávele na luta contra as mudanças climáticas. O Brasil e a UE são parceiros importantes a nível internacional na implementação da Agenda 2030 sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável e do histórico Acordo de Paris sobre o clima.

No programa da visita, constam reuniões com o governador do Estado, Wellington Dias; e a vice-Governadora Margarete Coelho, o prefeito de Teresina Firmino Filho; assim como a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro. Também está marcado um encontro com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No dia 26 de junho, os diplomatas europeusfarão uma palestra na Universidade Federal do Piauí para estudantes de ciências políticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES