Delegacia se recusa a fazer Boletim de Ocorrência em THE, dizem idosos

Algumas pessoas, têm reclamado, nos últimos dias, que as denúncias não estão podendo ser feitas, na delegacia

Todos os casos de maus-tratos aos idosos devem ser denunciados na Delegacia do Idoso ou em algum dos outros órgãos de defesa dessa parcela da população. Algumas pessoas, no entanto, têm reclamado, nos últimos dias, que as denúncias não estão podendo ser feitas, na delegacia, pois os funcionários estariam recusando a realização do Boletim de Ocorrências.

Segundo uma senhora que não quis se identificar, ela teria ido à delegacia há alguns dias para fazer uma denúncia de maus-tratos à sua vizinha, mas não conseguiu registrar a queixa. ?Eles disseram que tinham muitas denúncias na frente e que eu deveria desistir de realizar o B.O. Mas isso não pode acontecer, pois com isso os idosos estão sofrendo e não podemos nem buscar uma solução. O caso da minha vizinha é crítico. Ela está sofrendo muito, sendo maltratada por uma filha e isso não pode continuar, mas para isso precisamos fazer a denúncia na delegacia?, argumentou.

Esse não é o único caso, outra mulher afirmou que teria tentado fazer uma denúncia junto à delegacia, de forma anônima, e também não conseguiu. ?Eu tentei duas vezes e não consegui. Nas duas vezes ela pediu que eu fosse lá pessoalmente. Na primeira vez ela disse que eu teria que relatar para o delegado para que eu o convencesse de que a minha denúncia faz sentido.

Na segunda vez, outra pessoa perguntou se eu tinha provas e novamente me pediu que fosse lá pessoalmente. Isso foi há mais de um mês. Já na semana passada eu tentei novamente e só então eu consegui fazer a denúncia, mas até agora ninguém veio até aqui para verificar a denúncia?, relatou.

O delegado titular da Delegacia do Idoso, Armandino Pinto, rebate as denúncias e afirma que todos os casos que são levados à delegacia são registrados e investigados. ?Nós não deixamos de receber uma única denúncia que chega à delegacia, inclusive as anônimas. Nesse último caso, nós registramos e mandamos uma equipe policial até o local para averiguar a procedência da denúncia, faz a investigação e me passa o relatório?, garantiu.

O delegado explica que a delegacia disponibiliza para a população várias formas de denúncia. Elas podem optar desde as denúncias na própria delegacia até aquelas por e-mail da delegacia [email protected], ou telefone, através do Disque 100 ou de telefone da própria delegacia.

Fonte: Pollyana Carvalho