Depois do Dia do Trabalhador, saiba quais são os próximos feriados de 2024

O ano de 2024 está sendo marcado por poucos “feriadões” prolongados

Avalie a matéria:
Depois do Dia do Trabalhador, veja quais são os próximos feriados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia do Trabalhador proporcionou a muitas pessoas um merecido descanso nesta quarta-feira (1º). No entanto, o brasileiro só terá a oportunidade de viver um outro feriado nacional no dia da Independência do Brasil, que  ocorrerá apenas daqui a quatro meses.

🏡 Muitos ainda têm esperança de uma folga adicional para os trabalhadores no dia 30 de maio, uma quinta-feira, quando é celebrado o Corpus Christi. Embora não seja um feriado nacional, muitas vezes é considerado ponto facultativo.

📆 O ano de 2024 está sendo marcado por poucos "feriadões" prolongados. Dos dez feriados nacionais, apenas três oferecerão a oportunidade de prolongar a folga, incluindo o Dia da Confraternização Nacional (1º de janeiro) e a Paixão de Cristo (29 de março).

🏖️ A próxima folga nacional que será próxima a um final de semana, conforme o calendário do governo federal, ocorrerá apenas em novembro: a Proclamação da República. Além disso, ainda há cinco feriados que cairão em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).

Veja lista de pontos facultativos e feriados para este ano: 

  • 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);

  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);

  • 2 de novembro: Finados (sábado);

  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);

  • 20 de Novembro: Consciência Negra (quarta-feira)

  • 25 de dezembro: Natal (quarta-feira).

Pontos facultativos:

  • 12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira);

  • 13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira);

  • 14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira);

  • 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);

  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).

📆 Vale ressaltar que, neste ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) tornou-se um feriado nacional. Essa decisão foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula. Anteriormente, essa data não fazia parte do calendário nacional nem era considerada ponto facultativo nacional. A folga dependia de leis municipais ou estaduais.

Pontos facultativos e feriados locais

📅 Além dos feriados nacionais, o calendário acima mostra oito pontos facultativos, que serão observados pelos órgãos e entidades da administração pública federal. As autoridades municipais e estaduais também podem, por meio de lei, determinar que pontos facultativos nacionais, como o Corpus Christi, sejam feriados locais. Portanto, quem tem direito a descansar nesses períodos pode desfrutar de um feriado prolongado adicional em 2024. Outras datas comemorativas em estados e municípios podem ser incluídas localmente. No entanto, a portaria estabelece que serviços essenciais não serão prejudicados por essas datas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES