SEÇÕES

Deputada denuncia secretário por divulgar foto dela de camisola

Janaína Riva (PMDB) prestou queixa na Delegacia da Mulher.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada estadual Janaína Riva (PMDB) registrou um boletim de ocorrência contra o secretário de Comunicação de Mato Grosso, Kléber Lima, por ele ter divulgado uma foto em que ela aparece de camisola. A imagem foi compartilhada pelo secretário no domingo (14), depois que o Fantástico exibiu uma reportagem sobre grampos clandestinos no núcleo de inteligência da Polícia Militar do estado – a parlamentar foi uma das vítimas.

Kléber Lima disse que vai aguardar ser notificado para se manifestar sobre o assunto. A queixa foi registrada na Delegacia da Mulher de Cuiabá, nesta segunda-feira (15). Uma audiência entre as duas partes já foi marcada para o dia 2 de junho, conforme a assessoria da deputada estadual.

Na imagem encaminhada em grupos de WhatsApp, em que a deputada aparece usando uma camisola, o secretário faz o seguinte comentário: "Quem iria invadir a privacidade da ilustre deputada, se ela mesma a faz." Kléber Lima também foi secretário de Comunicação e de Governo de Cuiabá.

Logo após a publicação começar a circular, a deputada postou em sua página numa rede social uma mensagem repudiando o ato. "[Estou] estarrecida com o machismo imposto. O secretário usa uma foto pessoal minha, para justificar os grampos ilegais feitos pelo governo do estado contra mim e outros envolvidos", diz ela na postagem.

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), alega não ter conhecimento das interceptações clandestinas e diz que pediu à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) que apure o caso.

Pelo mesmo fato, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (PSB), assinou um documento criticando à postura do secretário e o encaminhou ao governador Pedro Taques.

"É entendimento desta Casa de Leis que o secretário procedeu de modo indigno e incompatível com o cargo que ocupa quando divulgou através de mídias sociais, mais especificamente grupos de WhatsApp, post contendo foto íntima da deputada Janaína Riva", diz trecho do ofício.

Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa exige um pedido formal de desculpas do secretário à deputada.

Deputados que fazem oposição ao atual governo, incluindo Janaína Riva, participaram de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rui Ramos, para cobrar providências ao Judiciário sobre escutas telefônicas clandestinas.

"Uma das nossas preocupações é se essa investigação é um fato isolado ou se existem outras, como é a nossa suspeita. Estamos tendo dificuldades em criar uma CPI na Assembleia Legislativa para ouvir os policiais que participaram dessa ação. Nós queremos a ajuda do Judiciário", afirmou a parlamentar.

Além de Janaína, participaram da reunião o deputado Zeca Viana (PDT), Alan Karde (PT), Silvano Amaral (PMDB) e Valdir Barranco (PT). O grupo também se reuniu com o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, para cobrar medidas sobre o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos