Detentos aprovados no Enem são homenageados em Teresina

Detentos receberam placas em reconhecimento pela conquista.

O secretário da Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, recebeu, nessa segunda-feira (25), reeducandos do sistema prisional do Estado aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio em 2015. Os detentos receberam placas em reconhecimento pela conquista.

Detentos aprovados no Enem são homenageados em Teresina
Detentos aprovados no Enem são homenageados em Teresina

Elidiane Barbosa e Ideraldo Leite passaram para o curso de Pedagogia e Sidnei Rodrigues para História, todos na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Já, Fernando Campos e Arilson Silva, receberam certificado de conclusão do Ensino Médio.

Ao falar sobre o motivo que o levou a se inscrever no Enem, Ideraldo Leite da Silva, reeducando da Penitenciária de Floriano, acredita que "a educação liberta o ser humano de todas as amarras". Ideraldo é músico e mecânico e está há quase dois anos preso.

Para a professora Mirna Maria Martins, a aprovação dos reeducandos no Enem ajuda a melhorar a sociedade de modo geral. "Estamos dando novas oportunidades a quem está pagando por algum erro, mas quer mudar de vida. É preciso acreditar e resgatar a esperança para que a mudança ocorra", diz Mirna.

O secretário Daniel Oliveira destaca a parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí para desenvolver as atividades educacionais nas penitenciárias e que é preciso investir nos reeducandos que querem mudar.

"Essas pessoas cometeram um erro no passado, mas demonstram que estão buscando o caminho da transformação. Elas servem de exemplo para que os demais também mudem. Com esse espírito vamos buscar a ressocialização", afirma Oliveira.

De acordo como o gestor, a Secretaria da Justiça vai solicitar ao juiz de Floriano que Ideraldo Leite seja incluído no monitoramento eletrônico e possa frequentar o curso. Elidiane Barbosa vai progredir para o regime semiaberto e Sidnei Rodrigues já está em liberdade.

 

Fonte: Ascom