Detran inicia ações do Maio Amarelo para reduzução de acidentes

Detran realizará ações de fiscalização na capital e interior.

Image title

Órgãos e entidades ligadas ao trânsito do Estado atuarão em conjunto para reduzir os índices de acidentes e de infrações durante o mês de maio através da campanha mundial Maio Amarelo – Atenção Pela Vida. A programação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) terá início na manhã desta sexta-feira (08) com uma mobilização no cruzamento das Avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, das 7h às 9h e, contará com a presença do Sistema Nacional do Trânsito.

Até o dia 28, o departamento realizará ações educativas e de fiscalização na capital e no interior do Estado. O trabalho conta com a parceria da Companhia Independente de Trânsito (CIPTran), Faculdade de Ciências Médicas (Facime), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), dentre outras instituições públicas e privadas. Qualquer empresa, órgão ou entidade pode apoiar e integrar as ações do Maio Amarelo.

Segundo a coordenadora das atividades, Kisley Urtiga, o objetivo das ações é sensibilizar e conscientizar sobre o papel de todos na promoção de um trânsito mais seguro e humano. “É preciso que todos se conscientizem da importância de cumprir as regras e condutas de trânsito para que todos estejam seguros nesse espaço”, declara. Ela explica que o amarelo é um simbolismo da cor do semáforo, que pede atenção ou cuidado. É um sinal de alerta para a sociedade em relação à problemática do trânsito.

Para a diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), Jeovanna Moura, a campanha vem reforçar o trabalho de prevenção de acidentes que o Detran já vem desenvolvendo. “A meta do governo do Estado é zero acidentes e estamos trabalhando para isso. O Maio Amarelo chegou e esse é mais um convite à reflexão do nosso comportamento, seja pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas. Sejamos responsáveis, pratiquemos gentileza. Vamos ser multiplicadores dessa idéia”, destaca a diretora, informando que ainda estão previstas ações de educação nas cidades do interior do Estado para reforçar a campanha Maio Amarelo.

Maio Amarelo – Atenção Pela Vida
Inspirado em movimentos internacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde. Pontos turísticos e prédios e/ou monumentos públicos recebem uma iluminação especial. Em Teresina, a Ponte João Isidoro França – a Ponte Estaiada – ficará amarela, durante todo este mês.

Fonte: DETRAN-PI