Detran lança nesta sexta-feira a Semana Nacional de Trânsito

Evento fala sobre a influência das escolhas de cada um no trânsito.

“Seja você a mudança no trânsito”. Com essa mensagem, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) lança, nesta sexta-feira (18), em Teresina, às 9h, no Palácio da Música, a Semana Nacional do Trânsito. A campanha, realizada em todo o país até 25 de setembro, busca incentivar motoristas, pedestres e ciclistas a repensarem suas atitudes nas ruas e estradas com o intuito de preservar a vida.

Durante sete dias, ações educativas serão promovidas para chamar atenção da população sobre a influência das escolhas de cada um no trânsito. “Trabalhamos a educação durante o ano todo, mas neste período da Semana Nacional de Trânsito, as ações se intensificam por um trânsito mais respeitoso, menos violento e mais gentil. O tema é uma forma de incentivar o cidadão a refletir sobre as atitudes dele e as consequências que elas podem ter”, destaca o diretor-geral do Detran, Arão Lobão.

Juntamente com outros órgãos e entidades, o Departamento realizará blitzen educativas, exposições e abordagens aos cidadãos, exposições lúdicas, por meio de vídeos e teatro, retratando a importância do respeito e obediência às leis de trânsito. “A ideia é atrair não só motoristas, mas, também, pedestres, ciclistas e motociclistas. A Educação para o Trânsito é uma temática que faz parte da missão do Detran, que é garantir segurança com cidadania. O tema busca conscientizar os cidadãos de que para um trânsito seguro, depende de todos que fazem parte. Ele só muda, se você mudar”, pontua Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito.

Confira a programação:

Sexta-feira (18/09)

9h - Abertura no Palácio da Música

Segunda-feira (21/09)

Das 10h às 22h - Profissionais da Escola Piauiense de Trânsito estarão no Teresina Shopping distribuindo material informativo sobre educação no trânsito.

Terça-feira (22/09)

8h às 10h30 - Blitz Educativa no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF)/ PI 130

Quarta-feira (23/09)

8h às 10h - Blitz Pilotando Legal, na Av. Henry Wall de Carvalho, com foco especial em educação no trânsito, segurança e direção defensiva para motociclistas.

Quinta-feira (24/09)

8h30 às10h - Blitz Educativa, na sede da PRF, voltada para pedestres em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Sexta-feira (25/09)

8h30 às 10h - Encerramento com ato de sensibilização no trânsito em parceria com o Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Fonte: Assessoria