Detran-PI realiza palestra sobre educação no trânsito para crianças

A ação ocorreu entre os dias 7 a 9 de abril.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizou uma serie de ações educativas no bairro Piçarreira II, zona Leste de Teresina. A convite da associação dos moradores da localidade, os técnicos da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) ministraram palestras sobre educação no trânsito e distribuição de material educativo em três colégios da região. A ação ocorreu entre os dias 7 a 9 de abril.

Para Sérgio Freitas, presidente da associação dos moradores do bairro Piçarreira II, ações como essa são necessárias, uma vez que promovem a educação e o respeito ao próximo. “Solicitamos à Escola de Trânsito do Detran que visitasse esses colégios, a fim de mostrar às nossas crianças a importância de um comportamento prudente no trânsito”, justificou.

“As crianças são filhos de condutores e serão futuros motoristas. Essa atividade vem para esclarecer o papel delas como cidadãos no trânsito e conscientizar sobre a importância, por exemplo, de se atravessar uma rua pela faixa de pedestre”, complementou Sérgio.

O evento contou com a presença da técnica Oneide Santos, que utilizou dados estatísticos para exemplificar a imprudência no trânsito. “Falamos da má educação dos condutores e do comportamento de todas as pessoas que direta ou indiretamente estão ligados com o trânsito, e sobre como precisamos dar bons exemplos para mudar essa realidade”, destacou a professora.

O estudante Antônio David, de 9 anos, estudante do 5º ano, assistiu à palestra da educação de trânsito e comentou ter aprendido muito com as informações recebidas. “Muitos acidentes também acontecem quando o pedestre sai à rua para atravessar a calçada sem prestar atenção. Tudo que eu aprendi hoje vou aplicar no meu dia a dia, principalmente para não acontecer nenhum acidente”, salientou.

Jeovanna Moura, diretora da EPT, frisa que diariamente empresas e instituições de ensino do Estado buscam informações sobre o trânsito e maneiras de evitar acidentes, solicitando à Escola de Trânsito do Detran para que realize palestras e oficinas sobre a temática.

Os interessados em agendas esses eventos, devem ligar para a escola no número 3228-4506, verificar a data mais próxima disponível para receber no seu estabelecimento uma explanação com profissionais da EPT e parceiros sobre educação no trânsito.

As palestram foram realizadas no Centro de Educação Básica, Unidade Escolar Gervásio Costa e Creche Tia Zoraide, onde reuniu cerca de 750 crianças, de 4 a 12 anos de idade.

Fonte: DETRAN-PI