Detran recepciona e alerta foliões durante carnaval no litoral do Estado

Detran recepciona e alerta foliões durante carnaval no litoral do Estado


Excesso de velocidade, uso do cinto e os riscos da mistura álcool e direção foram alguns dos tópicos abordados pelos educadores da Escola Piauiense de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), durante ação de boas-vindas realizada na entrada da cidade de Parnaíba, por ocasião do Carnaval. Iniciada no último sábado (14), a programação educativa marcou a abertura das atividades do Detran no litoral do Estado, que seguem até a tarde de terça-feira (17).

Foram distribuídos panfletos com dicas de como brincar o carnaval de forma segura, kits de preservativos e lixocars (sacolas de lixo para o interior de automóveis), na orla da praia do Coqueiro; no entroncamento da rodovia Estadual PI 301, que dá acesso à Barra Grande e no Porto das Barcas, em Parnaíba. “Fizemos o primeiro momento de abordagem como forma de desejar boas-vindas aos foliões e alertá-los sobre os cuidados tão básicos, mas por vezes esquecidos, que devemos ter ao conduzir um veículo, principalmente na estrada. Nos demais dias, nossas abordagens serão feitas nas principais vias que dão acesso às praias e nas próprias praias”, ressaltou a gerente da Escola Piauiense de Trânsito, Zulmirene Zulmira.

Para a foliã Karla Dourado, o trabalho de conscientização é bastante positivo no reforço do combate aos acidentes de trânsito. “Costumo passar o carnaval em Luís Correia e, ter uma equipe tão simpática recepcionando-nos e ao mesmo tempo alertando sobre os perigos do trânsito é uma iniciativa bastante interessante”, elogiou.

Além dos educadores de trânsito, as ações contam com a presença da equipe de fiscalização do Detran e de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). A Polícia Militar, através dos órgãos de trânsito – Companhia Independente de Trânsito (Ciptran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) – participa no suporte para a coordenação do tráfego no local.

Fonte: Detran-PI