Devido frio extremo duas pessoas morrem nos EUA

No nordeste de Montana a temperatura chegou a -50 graus Celsius

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano começou com ondas de frio recorde em grande parte dos EUA que já provocaram a morte de ao menos duas pessoas no país. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alerta de frio extremo para uma vasta área do continente, que vai do sul do Texas ao Canadá na região Centro-Oeste, além do norte da região Oeste, nos estados de Montana, Wyoming e Nova Inglaterra.

— Este nível de frio continuará conosco até amanhã (terça-feira) — disse em entrevista à Reuters Brian Hurley, do Serviço Nacional de Meteorologia em College Park, Maryland, dizendo que as temperaturas em praticamente todo o país estão entre 11 e 17 graus Celsius abaixo da média. — Na manhã de terça-feira, teremos temperaturas com alta probabilidade de baixas recorde.

O cenário de frio extremo é provocado por uma forte frente fria vinda do Ártico. As previsões indicam que na região mais a oeste do país, as temperaturas devem aumentar um pouco a partir desta terça-feira, mas na costa leste e no norte da região Centro-Oeste, a tendência é de piora.

— O frio está aqui para ficar e o pior ainda está por vir — afirmou Taylor Ward, meteorologista da CNN.

De acordo com o Weather Channel, um sistema de baixa pressão está se intensificando na costa leste, o que facilita a entrada do frio vindo do norte e fortalece os ventos. Por isso, foi emitido um alerta para fortes nevascas nos estados litorâneos a partir da quarta-feira, desde a região da Nova Inglaterra, ao norte, avançando até o norte da Flórida.

O fenômeno é conhecido como "bombogenesis", literalmente, trata-se de uma bomba meteorológica. O termo é usado por meteorologistas para descrever a queda da pressão atmosférica em pelo menos 24 milibars em menos de 24 horas.

"Quando uma queda de pressão como essa ocorre, ela sinaliza o desenvolvimento de um sistema de tempestade potente", explica o Weather Channel.

RECORDES DE TEMPERATURA NEGATIVA

Em Aberdeen, em Dakota do Sul, as temperaturas chegaram a -36 graus Celsius no primeiro dia do ano, um recorde de 99 anos. No estado de Nebraska, o frio foi de -26 graus Celsius pouco antes da meia-noite de domingo, em Omaha, quebrando um recorde registrado em 1884. Por esse motivo, a tradicional queima de fogos de Réveillon, que atrai cerca de 30 mil pessoas, foi suspensa.

Em Indianápolis, Indiana, o retorno às aulas nas escolas públicas estava previsto para esta terça-feira, mas foi suspenso por causa das temperaturas congelantes. Em Des Moines, Iowa, o frio de -29 graus Celsius na segunda-feira, com sensação térmica de -35 graus Celsius, fez com que as autoridades fechassem um rinque de patinação no gelo no centro da cidade.

No noroeste de Montana, os termômetros marcaram incríveis -50 graus Celsius e, em Duluth, Minnesotta, as temperaturas alcançaram -38 graus Celsius. Até mesmo no Texas, estado mais ao sul da região Centro-Oeste, o frio trouxe raros flocos de neve que provocaram vários acidentes por causa das pistas congeladas. Em Abilene, no centro do estado, o primeiro dia do ano foi marcado por mais de 30 batidas.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES