Diagnóstico precoce da hanseníase ajuda a evitar sequelas

HU-Ufpi realizou evento para tratar sobre o assunto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na manhã de terça-feira (29), no Hospital Universitário (HU-UFPI), um mutirão voltado para a conscientização da população acerca da hanseníase. Os interessados em participar das ações presentes dentro do mutirão foram encaminhados para o atendimento e caso detectado o problema, eles recebiam a indicação de um primeiro atendimento. A campanha fazia referência ao Janeiro Roxo, que visa a conscientização sobre a doença.

A médica Ana Lúcia França é a responsável pelo mutirão e explica que o principal objetivo da ação é, além de conscientizar a população sobre a questão da hanseníase, promover um diagnóstico precoce de casos e um tratamento o mais cedo possível. “A hanseníase é uma doença infecto contagiosa que tem uma multiplicidade de sinais e pode evoluir para formas mais graves. Garantir esse tratamento o mais rápido possível aumenta a facilidade de cura, promovendo uma melhor recuperação do paciente sem deixá-lo com muitas sequelas”, fala a médica.

O mutirão contou com uma equipe multiprofissional, composta por dermatologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiras que promoveram o atendimento a todos os interessados em participar. Para ser atendido não era necessário ter um agendamento prévio. “Caso o indivíduo perceba o surgimento de manchas na pele, além de formigamento e perda de sensibilidade nas mãos e pés, o indicado é ele buscar o atendimento na unidade de saúde mais próxima, para que caso se trate de hanseníase, ocorra o diagnóstico e o tratamento precoce”, comenta a médica.

Ana Lúcia explicou ainda que os pacientes que tiveram casos detectados da doença foram encaminhados para unidades de saúde. “Caso o tratamento seja negligenciado, a pessoa pode desenvolver incapacidades, como problemas de visão, e é justamente por causa dessas incapacidades geradas pela doença que muitas pessoas sofrem ainda com a exclusão. O tratamento precoce ajuda a evitar essas situações”.

Caso a pessoa detecte o surgimento de manchas ou algum dos outros sintomas, o mais indicado é seguir diretamente para a unidade básica de saúde mais próxima para verificar se o diagnóstico confirma a existência da doença e assim possibilite um tratamento e uma recuperação mais rápida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES