Doenças causadas pelo tempo seco: como prevenir e tratar

Doenças causadas pelo tempo seco: como prevenir e tratar

Tempo Seco | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tempo anda seco, não? Quando a umidade do ar cai para menos de 30% — o índice ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é de 60% —, aumenta a incidência de problemas como alergias respiratórias e viroses.

O maior malefício da baixa umidade do ar é a desidratação das células, principalmente da pele e das mucosas.

Riscos

Narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais no organismo.

Com o tempo seco cresce a prevalência de doenças como rinite e conjuntivite alérgicas, pois os agentes causadores das alergias — como poeira, poluição e pelos de animais — ficam mais tempo suspensos no ar.

Quem não se hidrata corretamente também corre risco de contrair viroses e infecções bacterianas. "O vírus e a bactéria se aderem mais facilmente a uma célula ressecada", explica a alergista e imunologista Alexandra Sayuri Watabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Pessoas com problemas respiratórios são as principais afetadas pelo tempo seco. "Na respiração, o organismo precisa de água para umedecer o ar que entra no corpo", diz o pneumologista Alexandre Kawassaki, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Sem a umidade, o muco, que ajuda a proteger o organismo de infecções, fica muito espesso e não consegue limpar as vias aéreas adequadamente.

Prevenção

Beber pelo menos 2 litros de água por dia, hidratar as narinas com soro fisiológico, pingar colírio nos olhos, espalhar toalhas molhadas e bacias de água pelo quarto são algumas medidas para combater as doenças causadas pelo ar seco.

A recomendação é procurar um médico apenas se os sintomas permanecerem por mais de uma semana. "No hospital a pessoa pode se expor a algum vírus mais perigoso", diz Kawassaki. "O melhor método é fazer a prevenção em casa."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES