Dr. Pedro Leopoldino fala da descentralização e dos avanços da Saúde no Piauí

Dr. Pedro Leopoldino fala da descentralização e dos avanços da Saúde no Piauí

As ações do governo na Saúde foram citadas como exemplos de descentralização

O programa Agora, da Rede Meio Norte, contou com a participação diretor da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Dr. Pedro Leopoldino. Ele tratou dos avanços da Saúde no estado durante a atual gestão. O diretor considerou que, na medida do possível, houve uma descentralização da saúde em todo o Piauí.

?Hoje nós temos serviços de ortopedia em vários municípios do nosso estado a exemplo de Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, Esperantina, Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Floriano, o que fez reduzir consideravelmente a transferência de pacientes para Teresina?, disse ele. Outro fator preponderante, ao seu ver, é que não se pode perder de vista a "epidemia" de acidentes. ?É a 2a causa de mortes no país, perdendo apenas para doenças cardiovasculares?.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aéreo, foi considerado pelo entrevistado outro grande avanço. ?O Samu aéreo chegou para facilitar a vida do menos favorecido. Desde a sua estreia foram mais de 90 pessoas em que apenas sete perderam a vida?, Dr. Leopoldino assegura que se esses pacientes tivessem permanecido nos seus municípios, ?essa taxa teria sido muito maior?.


Dr. Pedro Leopoldino considera que houve descentralização da Saúde no Piauí

A Força Estadual de Saúde que tem agido de forma efetiva. Nós fizemos 140 cirurgia infantis. Vamos deixar o programa para a nova gestão com várias ações em outros municípios. Temos importantes avanços, isso sem contar com a Ordem de Serviços para a construção do hospital moderno de Picos, com 280 leitos que será construído num prazo de 18 meses. Temos também a Policlínica, que será voltada à Atenção Primária e à Atenção de Consultas Especializadas cujo projeto irá contemplar 16 especialidades em saúde?

Por fim, o convidado citou como muito importante a instalação do Banco de Leite, inaugurado nesta quarta-feira, 2, na Maternidade Evangelina Rosa.

Fonte: Denison Duarte