Parnaíba: Dunnas Shopping será inaugurado em dezembro de 2013

Parnaíba: Dunnas Shopping será inaugurado em dezembro de 2013

Contando com 200 lojas, até o momento já foram comercializadas 160, ainda resta 40 unidades

A população da Região de Parnaíba se prepara para receber o mais novo empreendimento que promete marcar a paisagem e desenvolvimento local. O Dunnas Shopping, será entregue com mais de um ano e meio de antecipação e será inaugurado em dezembro de 2013. Em setembro as lojas serão entregues para os lojistas.

O modelo de produção mais próximo de um modelo industrial em série foi o que permitiu o acelaração da obra que estava previsto para entrega em março de 2015.

O engenheiro da obra, Raimundo Mendes, quem projetou o modelo arrojado de produção, fala que sua parte está sendo feita para dar celeridade ao processo de desenvolvimento no local da obra.

?Agora é o momento de pensar na montagem de suas lojas , os proprietários devem correr para seus espaços serem os mais bonitos e criativos. Em setembro os donos das lojas já poderão começar suas construções?, alerta Raimundo.

O engenheiro conta que uma dentre outras vantagens do empreendimento em Parnaíba é que o imóvel será um investimento com ganhos como lojista e como empreendedor imobiliario.

O Dunnas Shopping terá quase 19 mil metros quadrados, sendo 12 mil metros quadrados para as lojas e 7 mil de área comum, ou seja, espaços de lazer, convivência e descanso daqueles que por ali passarem.

Contando com 200 lojas, até o momento já foram 160 já vendidas, restando 40 unidades. Internamento, os usuários poderão usufruir de agências bancárias, praça de alimentação e três cinemas.

Para o prefeito do município, Florentino Neto, o empreendimento significará para a região desenvolvimento, emprego e renda para a população. Além disso, Florentino lembra que o Shopping terá importância no que diz respeito a abertura de possibilidades de cultura e lazer para uma cidade jovem , hoje um centro academico como é Parnaiba.

Arquitetura moderna respeita paisagem e meio ambiente



De acordo com o engenheiro da obra, Raimundo Mendes, durante a construção do prédio foram levados em conta modos de respeitar a paisagem local e não agredir o meio ambiente. Com arquitetura moderna, o prédio mantém um telhado com aerodinâmica que permitirá uma refrigeração natural do ambiente.

Para Raimundo, foi projetado um modelo que pudesse dialogar com a realidade local que já é agradável e natural.

"Procuramos não agredir o meio ambiente nem visualmente, nem fisicamente e ter pouco consumo de refrigeração.

O modelo do telhado segue o desenho da própria paisagem sugerida pelas dunas do local", diz.

Estuda-se também a possibilidade de fazer uso das energias eólica e solar. Por conta da escolha desta arquitetura, hoje, estima-se que os gastos com energia elétrica atinjam uma redução de até 200 mil reais por mês.

O que equivale dizer que cada proprietário poderá economizar pelo menos mil reais por mês, no tocante à energia. E não é apenas com refrigeração que os custos serão economizados, mas também com a iluminação.

O sistema de aproveitamento da energia solar, água e ventilação do Dunnas Shopping foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura paulista, Hochheimer Imperatori - responsável por projetos arquitetônicos de importantes obras em todo o país.

O diretor do shopping, Cláudio Pacheco, conta que o prédio possui estação de tratamento de esgoto própria com reaproveitamento da água para irrigação de seu paisagismo.

Segundo ele, a cobertura do shopping foi pensada para receber o máximo de iluminação externa e ventilação e o seu desenho produz uma exaustão induzida do ar quente.

Os corredores principais têm cobertura translúcida. Pacheco destaca ainda que o projeto de paisagismo busca minimizar o calor para diminuir drasticamente o consumo de energia, água e poluição, minimizando assim o impacto ao meio ambiente e os custos para os lojistas, tornando-os muito mais competitivos, diz ele.

Localização privilegiada



Localizado em BR de passagem para as praias do litoral piauiense, o Dunnas Shopping goza de uma privilegiada propaganda permanente.

"É local onde as pessoas que vão a Luís Correia, por exemplo, são obrigadas a passar. Trata-se de um local com bastante movimentação, garantindo visitação contínua. É fantástico porque todo mundo vai saber e vai querer visitar", diz Raimundo Mendes.

Raimundo Mendes conta também que o Dunnas se localiza a 10 minutos de qualquer local da zona urbana de Parnaíba. Além disso, ele lembra que atualmente há um movimento para que a cidade cresça para aquela região, pois já se observa um número cada vez maior de residências e outras construções no local.

Atualmente são 154 operários trabalhando com agilidade para que a obra seja finalizada com qualidade e segurança. Cada uma das lojas terá cerca de 32 metros quadrados, para algumas delas falta apenas o acabamento. O empreendimento também irá contar com estacionamento para cerca de 400 veículos.




















Porto dos Tatus , Litoral do Piauí , entrada do maior Delata das America, o Delta do Parnaíba

Fonte: Sarah Fontenele