Eclipse mais longo do século é visto em vários estados do país

Recife é a capital que começará a ver mais cedo.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marlon Costa/Pernambuco PressO Brasil, ele demorou para aparecer. Por volta das 18h, quando o céu ficou mais escuro, os primeiros registros foram feitos da Lua. Foi o eclipse mais longo do século, com melhor visibilidade na Europa e na África.

Na fase total, quando estava totalmente dentro da sombra, ela ficou vermelha e assumiu sua versão "de sangue". Isso começou por volta das 16h30 e durou até as 18h13. A fase parcial durou até 19h19.

Na expectativa de ver o eclipse lunar mais longo do século, pessoas se reunem em todo o país para apreciar o acontecimento histórico.

O eclipse lunar terá 1h42 de fase total e quase 4 horas de parcial nesta sexta-feira (27). O Brasil será o local mais privilegiado da América do Sul para acompanhar o eclipse mais longo do século, que ocorrerá nesta sexta-feira (27). Mesmo assim, os melhores lugares do mundo para assistir estão na África e na Europa.

Mas como descobrir a melhor hora para ver por aqui?

O eclipse terá quase 4 horas de fase parcial, quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados, mas com o planeta "no meio" criando uma sombra. No entanto, ele começa às 16h30, quando a Lua ainda não nasceu por aqui.

Por isso, a melhor hora para ver é quando a Lua nasce em cada cidade. E, mesmo assim, será mais visível na costa do país, na parte leste. Recife será a primeira capital a começar a ver, por isso aproveitará por mais tempo. Em seguida, 1 minuto depois, será a vez de João Pessoa.

O eclipse

Um eclipse lunar total acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham, quando nosso planeta faz uma sombra no satélite. Isso faz a Lua ficar escura, perder o brilho, e é um fenômeno que pode ser visto a olho nu. Quem lembra do eclipse solar total que aconteceu nos Estados Unidos em agosto do ano passado sabe que é importante usar óculos especiais. No caso do eclipse da Lua, basta olhar para o céu: usar uma luneta ou um binóculo pode ajudar.

O fenômeno começa às 16h30, mas a Lua não terá nascido no Brasil. Mesmo assim, vamos poder observar uma parte da fase total – quando o satélite está inteiro na sombra – e da fase parcial (umbra). É só esperar a Lua nascer. Tudo acaba às 19h19.

Lua de sangue

A Lua desta sexta-feira também será de sangue – o fenômeno deixa o satélite com um tom avermelhado.

Isso acontece porque os raios do Sol são bloqueados pela Terra, mas passam pela atmosfera. A luz é a soma de todas as cores (arco-íris) e cada uma delas se comporta de uma forma quando chega na camada de ar ao redor do nosso planeta. A cor azul, por exemplo, se espalha muito mais que a vermelha - que acaba predominando. Por isso, teremos a versão mais "quente" do nosso satélite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES