Ações de Petrobras e Vale saltam 11% em dia de alta na Bolsa

Na vespera, a Bovespa teve sua maior alta diária desde o ano passad

Image title


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta nesta quinta-feira (27), impulsionada por empresas ligadas a commodities como Petrobras e Vale e também pelos bancos, também amparada nos mercados norte-americanos depois que o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos veio melhor que o esperado para o segundo trimestre.

Na vespera, a Bovespa teve sua maior alta diária desde o ano passado.A Bovespa acompanhou ainda o otimismo nas bolsas do exterior. A Bolsa de Xangai encerrou o pregão desta quinta em alta expressiva de 5,34%, depois das fortes perdas do início da semana, em um mercado otimista depois da bom resultado da véspera em Wall Street. As bolsas da Europa também fecharam em alta.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subiu 3,64%, a 47.715 pontos. Veja cotação. No melhor momento do dia, a bolsa subiu 4,25%.O ganho diário desta quinta é o maior desde novembro de 2014, quando, no dia 21, a bolsa subiu 5,02%

.Na semana, a bolsa acumula alta de 4,37%. No mês e no ano, há desvalorização de 6,19% e 4,58%, respectivamente.Perto do final do fechamento, a Petrobras tinha ganhos de mais de 10% nas ações ordinárias e de mais de 8% nas preferenciais, favorecida pelo dia de alta dos preços do petróleo. As ações ordinárias dão direito a voto, enquanto as preferenciais dão prioridade na distribuição de dividendos.A Vale avançava mais de 10% nas ordinárias e quase 8% nas preferenciais.

Pela manhã, a mineradora informou que fechou acordo para vender uma mina de carvão desativada na Austrália para a Glencore e o Bloomfield Group por um valor não divulgado, dando continuidade à venda de ativos não essenciais.Itaú Unibanco e Bradesco, que têm grande peso na bolsa (juntos, compõem quase 20% do índice Bovespa), mantiveram o movimento positivo de quarta-feira, após comissão no Congresso Nacional aprovar aumento menor de CSLL para instituições financeiras.

Fonte: Correio do Estado