Agência de risco S&P mantém selo do Brasil de local seguro para investir

O Brasil segue com o chamado grau de investimento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A agência internacional de classificação de risco Standard & Poor´s manteve nesta segunda-feira (23) a nota de crédito do Brasil. O país segue, assim, com o chamado grau de investimento (selo de bom pagador).

A S&P acredita que a presidente Dilma Rousseff manterá o apoio ao ajuste fiscal promovido pela equipe econômica e que as medidas de austeridade ganharão eventualmente o suporte do Congresso.

Com isso, na avaliação da agência de risco, a credibilidade do governo será "gradualmente restaurada", pavimentando o caminho para um crescimento mais robusto da economia a partir do ano que vem.

A nota de crédito do Brasil em moeda estrangeira foi mantida em BBB- e a de curto prazo em A-3.

"A S&P era uma das agências que mais preocupavam, pois é aquela segundo a qual o Brasil está apenas um grau acima do especulativo [com elevado risco de calote]. Se a S&P rebaixasse o país e fosse acompanhada de mais uma agência, uma série de fundos que são obrigados a investir em países com grau de investimento seriam forçados a retirar seus investimentos do Brasil", afirma Fabio Lemos, analista de renda variável da São Paulo Investments.

Para Lemos, a manutenção do grau de investimento do país pela S&P deve ter sido motivada por alguma informação do governo envolvendo o balanço auditado da Petrobras.

"Sem isso, o governo poderia ter que capitalizar a empresa, o que prejudicaria o ajuste fiscal prometido", diz.

Diante do rebaixamento da nota da Petrobras pela Moody´s em fevereiro e a dificuldade do governo em aprovar o pacote de ajuste no Congresso, o governo passou a temer que a nota de crédito do país sofresse algum corte.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, havia sido escalado pelo Palácio do Planalto para tentar demovar a Moody´s do rebaixamento da Petrobras, mas não obtera sucesso.

A decisão do governo foi intensificar a ofensiva nas demais agências, sob o argumento de que o ajuste em curso trará efeitos concretos nas contas da União e na trajetória da dívida pública.

Em nota, a S&P afirmou que a presidente Dilma Rousseff enfrenta um cenário político e econômico desafiador com queda aguda em seus índices de aprovação, contração da economia e investigações de corrupção na Petrobras.

Mas que, numa mudança em relação a política desenvolvida em seu primeiro mandato, determinou um pacote de ajustes para recuperar a credibilidade perdida com os investidores.

CORTE EM 2014

A agência afirmou que o corte na nota do país promovido no ano passado refletia a expectativa de crescimento da economia menor do que o previsto em 2014 e de mais quatro anos de políticas econômicas inconsistentes por parte de Dilma Rousseff.

Para a S&P, contudo, os sinais enviados pelo governo mudaram enormemente e o ajuste fiscal tem como foco eliminar diversas distorções, como a dos preços administrados, que vinham sendo represados artificialmente.

A agência cita ainda o novo ciclo de aperto monetário promovido pelo Banco Central e sua decisão de intervir menos no câmbio por meio do programa de leilões de contratos de "swap cambial" (que equivalem a uma venda futura de dólares).

RECESSÃO

A agência espera contração de 1% no PIB (Produto Interno Bruto) este ano, com retomada no crescimento a partir do ano que vem.

Para a S&P, o Brasil crescerá 2% em 2016, acima da expectativa do mercado que calcula expansão de 1,2%, segundo relatório Focus divulgado pelo BC na sexta-feira (20). O crescimento virá da melhora na confiança do empresariado diante da execução do pacote de ajustes e da melhora no saldo comercial do país.

Em 2017, a agência prevê crescimento de 2,3% no PIB brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES