Alemanha destina €30 milhões para indenizar presos por serem gays

O anúncio foi feito neste final de semana pelo ministro da justiça.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por mais de 100 anos o código penal alemão conteve o “Parágrafo 175”, que considerava atos homossexuais como crime. Para se retratar com cerca de 5 mil homens que foram presos entre 1945 e 1969 por serem gays, o governo da Alemanha vai destinar 30 milhões de euros para indenizações. O anúncio foi feito neste final de semana pelo ministro da justiça alemão Heiko Maas, em entrevista ao jornal “Süddeutsche Zeitung“.

A indenização será feita por meio de um projeto de lei a ser encaminhado este mês para o Conselho de Ministros. Os casos serão analisados individualmente e levarão em conta “a duração da pena de prisão”, além de uma compensação coletiva “para assumir e documentar o prejuízo e a injustiça que sofreram os indivíduos”.

A partir de 1871 o código penal alemão passou a considerar atos homossexuais como crime, e a lei só deixou de ser aplicada em 1968 pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) e, no ano seguinte, pela Alemanha Ocidental. Apesar disso, o “Parágrafo 175” foi banido do código penal somente em 1994, depois de ter criminalizado mais de 140 mil homens – cerca de 50 mil após a 2ª Guerra Mundial.

Aquelas pessoas que haviam sido perseguidas e condenadas por atos homossexuais durante o período nazista foram ‘perdoadas’ em 2002, mas aquelas que foram sentenciadas nos últimos 70 anos ainda estão com a ficha suja. Assim, o projeto de lei também irá limpar seus registros na polícia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES