Alta no preço do milho preocupa criadores de frango no Piauí

Produto chega ao Piauí de outros estados fora do Nordeste

Quase toda a safra de milho ficou perdida no Piauí. Os produtores com grão estocado aproveitam o momento de alta do preço. A saca de milho na região sai por R$ 38. No ano passado, o grão valia R$ 25.

O criador Barbosa é dono de quatro granjas onde mantém cerca de 400 mil aves. O consumo da ração chega a 1,5 mil toneladas por mês. Nos últimos dias, os gastos com a criação de frangos dispararam por conta do preço muito alto da ração.

O produto chega ao Piauí de outros estados fora do Nordeste, onde a produção foi perdida. A escassez de milho é consequência da seca que atinge praticamente toda região Nordeste. Só no Piaui, 178 municípios decretaram situação de emergência. Os cálculos da Defesa Civil estadual mostram que cerca de 1,3 milhão de pessoas sofrem com a estiagem prolongada.

O presidente da Federação da Agricultura no Piauí Carlos Augusto Carneiro diz que a seca devastou as plantações de milho dos pequenos agricultores. Os grandes produtores, que obtiveram boa colheita, estocaram o produto para vender mais caro. ?

A Conab fará um novo leilão para tentar contratar transporte para o milho do Centro-Oeste para o nordeste e para o Sul do país.

Fonte: G1