Após alta de 21,5%, Bolsa de Valores, comprar ações requer muita cautela

A Bolsa subiu e a economia emburacou, afirma Marcos Peixoto, gestor de renda variável da XP Gestão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de subir 21,5% desde o seu pior momento neste ano, em março, a Bolsa brasileira passou a ser avaliada como cara pelos gestores de investimentos, com poucas chances de ganhos adicionais em um cenário de menor crescimento econômico e de mais turbulência eleitoral.

A Bolsa subiu e a economia emburacou, afirma Marcos Peixoto, gestor de renda variável da XP Gestão.

Um dos indicadores mais usados, que denota a perda de atratividade da Bolsa ante o retorno que pode proporcionar ao investidor, é o P/L (preço médio das ações das empresas que compõem o Ibovespa, proporcionalmente, dividido por seu lucro).

Segundo Peixoto, esse indicador da Bolsa brasileira costuma oscilar entre 8 e 12. Atualmente está em 11, o que revela que os ativos brasileiros ficaram caros para uma previsão de retorno modesta.

Para José Eduardo Martins, sócio do private bank suíço Julius Baer/GPS, a Bolsa esteve mais atrativa no início do ano. A economia continua desacelerando, com custos em alta, incertezas macroeconômicas e margens [de lucro das empresas] sob pressão, diz.

A perspectiva de menor crescimento neste ano e em 2015 ganhou força desde a divulgação do PIB do primeiro trimestre, que mostrou uma expansão pequena;de 0,2% ante os últimos três meses de 2013. A previsão dos analistas é que o país crescerá menos em 2014 (1,2%), o que limita os lucros das empresas.

Esse foi um dos motivos que levou Andrew Campbell, estrategista-chefe da corretora do Credit Suisse, a sugerir a clientes manter a exposição à Bolsa do Brasil, de acordo com o tamanho do país.

No início do ano recomendamos o aumento da exposição a Brasil, o que foi considerado polêmico, diz.

Naquele momento, a expectativa era que o dólar disparasse, na esteira da recuperação dos EUA. Isso provocou uma queda das ações no Brasil, o que favorecia a compra.

Mas a economia dos EUA se recupera devagar, fazendo investidores voltarem aos emergentes, inflando as Bolsas.

Agora, o preço subiu e voltou à média histórica, mas a perspectiva de resultado das empresas, não, afirma.

ELEIÇÃO

Para Peixoto, a alta da Bolsa brasileira também se deveu à corrida eleitoral.

O avanço da oposição nas pesquisas fez investidores valorizarem ações de estatais, como Petrobras. O papel preferencial da empresa, que já valeu R$ 13, em março, chegou a R$ 18 na sexta-feira.

Em um cenário volátil, com a reação de investidores a cada pesquisa eleitoral, a recomendação de Campbell e de Peixoto é investir em ações de empresas com chances de ganho além das urnas.

Os setores sugeridos são financeiro, educacional e construção para a baixa renda.

Peixoto afirma que há possibilidade de ganho nas ações sensíveis às eleições. Mas é preciso muita atenção ao mercado. Não recomendo a pessoas físicas, diz.

A voz dissonante é a de Raphael Juan, gestor da BBT Asset, que ainda acredita na valorização dos papéis brasileiros. Ele afirma que as ações continuam desvalorizadas em relação a emergentes como Colômbia e México.

É um caso binário: se a oposição vencer, a Bolsa está barata porque o cenário é melhor para as empresas, para fazer negócios. Se ficar como está, a Bolsa já está cara, resume Frederico Sampaio, da gestora de investimentos Franklin Templeton.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES