Automatização ameaça 47% dos empregos nos EUA, diz estudo

Pesquisadores de Oxford apontam que 47% do mercado de trabalho é composto de funções que poderão ser substituídas por computadores nos próximos 10 a 2

Avalie a matéria:
Robôs bípedes com movimentos das mãos: funções básicas são as mais ameaçadas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O avanço tecnológico sempre gerou ansiedade e lamentos de que o trabalho humano seria eventualmente substituído por máquinas inteligentes. Por enquanto, estas previsões se mostraram equivocadas, mas um novo estudo divulgado esta semana traz novos dados para o debate.

Os pesquisadores Carl Benedikt Fre e Michael A. Osborne, da Universidade de Oxford, usaram descrições detalhadas e padronizadas de 702 tipos de ocupações para criar um modelo estatístico que mostra quais são mais ou menos vulneráveis à substituição por computadores.

A conclusão: 47% dos postos de trabalho nos Estados Unidos estão sob "alto risco" de desaparecer nos próximos dez a vinte anos. 33% tem risco baixo e 19% tem risco médio.

O motivo para isso é que a tecnologia está avançando pela primeira vez sobre campos antes considerados exclusivos do trabalho humano: as chamadas tarefas "cognitivas" ou "não-rotineiras".

Há pouco tempo atrás, por exemplo, dirigir um carro por uma cidade era algo considerado complexo demais para ser entendido por um computador. No começo de 2012, o Google anunciou o sucesso de seus testes com carros que não precisam de motoristas.

Três eixos são levados em conta para avaliar a probabilidade de que uma função seja substituída: "necessidade de inteligência social", "criatividade" e "percepção e manipulação". A probabilidade de ser trocado por um computador inteligente é grande para um escrivão e baixa para um profissional de relações públicas, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES