BB é poderá financiar moradias do Minha Casa Minha Vida

Atualmente, o Banco do Brasil opera, ao lado da Caixa, a segunda etapa do programa.

O Banco do Brasil (BB) foi autorizado nesta quinta-feira, em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), a financiar contrapartidas dos Estados e municípios a empréstimos destinados à construção de moradias do Minha Casa Minha Vida. Atualmente, o Banco do Brasil opera, ao lado da Caixa, a segunda etapa do programa, mas agora recebeu autorização para emprestar recursos para subsidiar as moradias. A medida, porém, não é válida para os clientes, ou seja, apenas as cidades ou Estados poderão se beneficiar dos empréstimos do BB.

Na prática, o Banco do Brasil foi incluído no rol de bancos autorizados a financiar também as contrapartidas dos Estados e municípios no caso de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outra alteração feita pelo CMN na legislação é que Caixa e Banco do Brasil também foram autorizados a emprestar recursos aos Estados e municípios para obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

Essa linha de financiamento que era apenas da Caixa - que tem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - tem um valor total de R$ 4 bilhões para empréstimos aos entes federativos. Do total, R$ 1,5 bilhão já foi contratado em obras e projetos do PAC e do Minha Casa Minha Vida.

Fonte: Terra