BC prevê que economia do Brasil vai crescer 2% no ano, e preços vão subir

No ano passado, o PIB brasileiro avançou 2,3% --exatamente o que era esperado pelo BC

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central acredita que a economia brasileira vá crescer 2% neste ano, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto). A perspectiva foi divulgada nesta quinta-feira (27), no relatório trimestral de inflação do BC.

No ano passado, o PIB brasileiro avançou 2,3% --exatamente o que era esperado pelo BC, segundo seu último relatório de inflação, divulgado em novembro.

A expectativa para a inflação oficial subiu: de acordo com o BC, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor ? Amplo) ficará em 6,1% no final deste ano. A estimativa anterior era de 5,6%.

O BC trabalha para que a média de alta dos preços seja de 4,5% em cada ano, mas há uma tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos (ou seja, aceita-se uma inflação entre 2,5% e 6,5%), de acordo com o sistema de metas de inflação.

Relatório de inflação

O relatório de inflação é publicado a cada três meses pelo Banco Central, e serve como uma espécie de termômetro sobre os rumos futuros da política econômica do BC.

No relatório, o BC avalia o desempenho do regime de metas para a inflação e aponta suas perspectivas para o futuro, com relação ao comportamento dos preços dos bens de consumo.

Estes relatórios ajudam a orientar as decisões do Copom (Comitê de Política Monetária), que determinam, entre outras coisas, a taxa básica de juros do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES