Para avaliar atendimentos, Black Friday terá consumidores “espiões”

A pesquisa mostra que 38,19% dos clientes secretos entrevistados

A Shopper Experience, empresa de pesquisas com clientes secretos, irá realizar um levantamento durante o Black Friday (dia de promoções em que as lojas realizam uma série de descontos em produtos) com 300 consumidores espiões. O objetivo é avaliar o atendimento de lojas on-line de diferentes segmentos.

Segundo a Shopper Experience, a pesquisa será feita em duas etapas, e a prévia dos resultados foi divulgada nesta terça-feira. Dos 2.031 entrevistados, 88,76% têm intenção de fazer compras durante o Black Friday. Entre os itens, 47% vão comprar eletroeletrônicos, 34% roupas, 33% informática, 25% calçados e 23% artigos de beleza.

A pesquisa mostra que 38,19% dos clientes secretos entrevistados ? os que têm intenção de comprar durante o evento ? já escolheram o produto, sendo que 32,25% já sabem, inclusive, em qual loja vão efetivar a compra.

Na segunda etapa da pesquisa, realizada no dia 29 de novembro, os clientes secretos vão analisar itens como qualidade do produto, preço (comparação do custo real e o promocional), entrega (prazo, embalagem e o estado do produto), atendimento on-line e condições de pagamento, entre outros. Outra parte da equipe de consumidores espiões irá verificar como as empresas lidarão com solicitação de troca.

Os dados da pesquisa serão divulgados em 9 de dezembro pela Shopper Experience. Segundo a empresa, a edição brasileira do Black Friday contará com a participação de 120 lojas virtuais. Algumas redes replicam a iniciativa também nas lojas físicas.

Fonte: Terra