Bolsa de valores sobe quase 10% em agosto com maior alta mensal desde 2012

Bolsa de valores sobe quase 10% em agosto com maior alta mensal desde 2012

A Bovespa fechou em alta nesta sexta-feira (29), último pregão de agosto, e terminou o mês com valorização de 9,78%, maior ganho mensal desde janeiro de 2012, segundo dados da consultoria Economatica.

Também foi o melhor agosto em 11 anos, desde 2003, segundo a Reuters. A valorização foi influenciada pelo resultado do PIB do 2º trimestre deste ano, divulgada pelo IBGE, que mostrou que o país entrou em recessão técnica, com dois trimestres seguidos de queda.

A economia brasileira encolheu 0,6% no segundo trimestre de 2014 sobre os três meses anteriores e recuou 0,9% na comparação anual. No dia, o principal índice da Bovespa subiu 1,65%, para 61.288 pontos, maior pontuação desde 23 de janeiro de 2013.

  Na semana, há valorização acumulada em 4,93% e no ano, em 18,99%. PIB e eleição Segundo a agência Reuters, "em nota a clientes, o Itaú BBA disse que os negócios eram influenciados pelo PIB mais fraco do que o esperado, com investidores precificando que Dilma Rousseff (PT) pode perder votos com o desempenho pobre da economia".

Marina Silva, que assumiu a cabeça de chapa da candidatura do PSB, após a morte de Eduardo Campos, aparece à frente de Dilma na simulação de segundo turno divulgada pelo Ibope na terça (26).

Ações

As ações da Petrobras subiram por volta de 3% depois que bancos como o Bank of America Merrill Lynch elevaram o preço-alvo dos papeis. A Cosan também subiu após Marina Silva defender na quinta-feira um marco regulatório "claro" para o setor de cana-de-açúcar. No setor bancário, houve alta das ações do Banco do Brasil e do Bradesco.

A Telefônica Brasil teve uma das mais fortes altas. Mais cedo, a espanhola Telefónica disse acreditar que a operação e integração da GVT com seus negócios no Brasil proporcionará sinergias de 4,7 bilhões de euros.

 

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: G1