Brasil deve superar os EUA em produção de soja, diz USDA

EUA revisaram para 73,26 milhões de t a safra de soja 2012/13 no país.

Previsão é de 81 milhões de t de soja do Brasil na temporada 2012/13. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, por sua sigla em inglês) elevou a estimativa da safra de soja do Brasil na temporada 2012/13 para 81 milhões de toneladas, segundo relatório mensal de oferta e demanda divulgado nesta sexta-feira (10). O relatório anterior, de julhio, estimava uma produção de 78 milhões de toneladas.

Se confirmada a previsão, o Brasil será o maior produtor mundial de soja, superando os Estados Unidos. A safra de soja 2012/13 dos EUA, que está no campo e sofreu os efeitos da pior seca em mais de meio século, foi reduzida para 73,26 milhões de toneladas (ou 2,692 bilhões de bushels).

Segundo o relatório da USDA, a revisão da safra no Brasil reflete a expectativa de expansão das lavouras diante dos preços altamente remuneradores da oleaginosa.

Apesar de representar um recorde, a estimativa de 81 milhões de toneladas é menor que as 83 milhões esperadas em condições climáticas normais pela consultoria brasileira Agroconsult.

Na safra 11/12, cuja colheita está encerrada, o Brasil poderia ter colhido cerca de 80 milhões de toneladas se o clima tivesse colaborado. No entanto, produziu aproximadamente 65 milhões de toneladas de soja. O recorde histórico de colheita da oleaginosa no Brasil foi registrado em 2010/11, quando o país produziu pouco mais de 75 milhões de toneladas.

Já a previsão da produção total brasileira de milho em 2012/13 foi ampliada de 67 milhões para 70 milhões de toneladas, em linha com as expectativas da Agroconsult. A quantidade esperada para o Brasil fica quase quatro vezes abaixo da colheita de 273,79 milhões de toneladas projetada para os EUA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES