Brasil é 9º do mundo em número de bilionários, segundo pesquisa

O país com mais bilionários foi Estados Unidos, com 412 super-ricos.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP, na sigla em francês) apurou que o Brasil é o nono país com maior número de bilionários no mundo, com 30 bilionários, atrás dos outros países do grupo denominado Bric: Rússia (101 bilionários), Índia (55 bilionários) e China (115 bilionários). O país com mais bilionários foi Estados Unidos, com 412 super-ricos.

Em concentração de milionários, no entanto, o Brasil superou Índia e Rússia, segundo o levantamento, que recolheu informações sobre mercado de luxo em países emergentes. O País possui 150 mil milionários, enquanto os dois outros países possuem, respectivamente, 140 mil e 120 mil milionários. China apareceu em segundo lugar, com 670 mil milionários, atrás dos EUA, onde o número chega a 8,4 milhões.

Segundo o ranking de mais ricos da revista americana Forbes lançado este ano, o empresário brasileiro Eike Batista possui fortuna estimada de US 30 bilhões, o que o fez figurar como o oitavo homem mais rico do mundo. Apenas na capital paulista, a 6ª cidade com mais bilionários do mundo, moram 21 bilionários, com fortuna somada de US$ 85 bilhões.

Eike só perde, na América Latina, para o mexicano Carlos Slim, que ocupa pelo segundo ano seguido a primeira posição do ranking da publicação, com fortuna avaliada em US$ 74 bilhões, de acordo com a Forbes.

Fonte: Terra