Brasil fecha bimestre com recorde de 94 novos mercados abertos

Brasil superou 16 barreiras comerciais em 11 países

Porto de Santos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) celebrou um marco histórico no setor agroexportador brasileiro ao encerrar fevereiro com um desempenho excepcional. Durante os dois primeiros meses do ano, o Brasil superou 16 barreiras comerciais em 11 países, alcançando um feito inédito na abertura de novos mercados para os produtos do agronegócio nacional.

O que representa?

Essa expansão representou o mais alto registro já alcançado em um bimestre na série histórica, ultrapassando até mesmo o desempenho de todo o ano de 2021, que viu a abertura de 13 novos mercados em sete países. Essas conquistas não só refletem a crescente importância e presença do Brasil no cenário mundial, mas também contribuem significativamente para o aumento do fluxo comercial, fortalecendo a confiança internacional no sistema de controle sanitário brasileiro.

Que produtos são exportados?

Desde o início de 2024, novas oportunidades de exportação foram conquistadas em todos os cinco continentes. Entre essas conquistas e produtos exportados estão:

. embriões e sêmen bovinos para Botsuana; 

. gelatina e colágeno para os Estados Unidos; 

. alevinos de tilápia e produtos de reciclagem animal para as Filipinas;

. bovinos vivos, embriões e sêmen bovino para o Paquistão; 

. animais de reprodução para o México; 

. açaí em pó para a Índia; 

. pescados para a Austrália; 

. produtos à base de células-tronco mesenquimais para terapia animal na Costa Rica; 

. café verde para a Zâmbia; 

. bovinos vivos para Omã; 

. extrato de carne bovina e carne e produtos cárneos de ovinos para Singapura.

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou que a abertura de novos mercados não só gera demanda para os produtos brasileiros, mas também cria novas oportunidades de negócios, refletindo positivamente na economia do país. Ele destacou que o impacto dessas conquistas vai além dos números, afetando diretamente o emprego e as oportunidades para os brasileiros.

Recordes

Em 2023, o Brasil alcançou um marco histórico ao abrir 78 novos mercados em 39 países, superando os anos anteriores. As exportações do agronegócio brasileiro também atingiram níveis recordes, totalizando US$ 166,49 bilhões, um aumento de 4,8% em relação a 2022. Este setor foi responsável por quase metade (49%) das exportações totais do Brasil em 2023.

Além das conquistas mencionadas, o bimestre também foi marcado por outros avanços significativos para a ampliação das exportações agrícolas brasileiras. Isso incluiu o fim da medida antidumping da China sobre a carne de frango brasileira, o "Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes" (conhecido como "pré-listagem"), que promete facilitar as exportações de carnes bovina, suína e de aves para o Egito, a habilitação de mais cinco plantas para exportação de carnes bovinas e de aves para a Rússia, o reconhecimento pelas autoridades sanitárias de Omã da regionalização conforme as regras da OMSA em casos de gripe aviária, e a expansão da área de exportação de carne bovina brasileira para o Canadá, incluindo novos estados.

Esses resultados foram alcançados graças aos esforços conjuntos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que continuam empenhados em fortalecer o comércio agrícola brasileiro, conquistar novos mercados e obter aprovações para plantas por meio do sistema de pré-listagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES