Brasil: Gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano

Gastronomia brasileira é aprovada por 8 em cada 10 turistas

Culinária brasileira | Renato Soares/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil. 

Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional).

Gastronomia brasileira é aprovada por 8 em cada 10 turistas (Renato Soares/MTur)

Prospectivas para o turismo gastronômico

De forma a impulsionar o turismo gastronômico, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil (IFB) firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O MTur também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país.

Diante da capacidade da gastronomia de diversificar destinos e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável da atividade rural, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou o Projeto Experiências do Brasil Rural. A iniciativa tem apoiado a estruturação de oito destinos e empreendimentos do campo já selecionados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES