Brasil irá propor antecipação de livre comércio com Colômbia, Peru e Chile

Há acordos e cronogramas específicos desenhados entre cada país do Mercosul e o parceiro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil irá propor durante a Cúpula do Mercosul, na próxima terça-feira (29), que o bloco antecipe a criação de uma área de livre comércio com Colômbia, Peru e Chile.

A ideia é que as tarifas de importação, previstas para serem eliminadas em 2019, sejam extintas já em dezembro deste ano.

Segundo o Embaixador Antônio Simões, subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe, caso haja concordância dos demais membros do bloco, haverá então a consulta aos três países. A ideia já vinha sendo "ventilada" pelo Brasil desde o ano passado.

Há acordos e cronogramas específicos desenhados entre cada país do Mercosul e o parceiro. Por isso, há níveis diferentes de avanço.

"Não há uma lista única do Mercosul. É uma teia. Em alguns casos falta pouco, em outros falta mais", afirmou.

UNIÃO EUROPEIA

A proposta de criação de um tratado de livre comércio com a União Europeia também será discutida no encontro. O Embaixador não quis esclarecer, contudo, se está prevista a finalização da proposta do bloco para os europeus.

Desde o início do ano, técnicos de Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina negociam o teor da oferta que será apresentada, mas ainda está pendente a rodada de conversas ministeriais sobre a proposta. A Venezuela não participa das tratativas.

"Nunca estivemos tão próximos em relação à negociação Mercosul e União Europeia", afirmou.

A troca de ofertas entre os dois blocos deveria ter ocorrido em dezembro do ano passado, mas foi adiada a pedidos dos europeus. Até o momento, não foi definida uma nova data.

"Foi feito um esforço muito grande nesse semestre da parte do Mercosul. Com a visita do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ficou muito claro que seria interessante que a União Europeia também fizesse esforços", afirmou o embaixador.

Barroso, em passagem pelo Brasil, reafirmou o interesse dos europeus em negociar e disse não entender a falta de avanço nas conversas com o Mercosul.

O presidente da Comissão Europeia, que está no final de seu mandato, chegou a sugerir que o Brasil considerasse seguir nas conversas de forma independente, deixando o debate sobre a lista comum de lado e acelerando o processo.

OPORTUNIDADES

Questionado se a ideia de acelerar a criação da zona de livre comércio com os três países sul-americanos seria uma forma de compensar o atraso nas negociações com os europeus, o embaixador Simões afirmou que "uma coisa não tem nada a ver com a outra".

"Quem trata de comércio, está sempre buscando oportunidades. Podemos avançar nisso e na União Europeia também", afirmou.

Simões lembrou ainda que, ao longo do último ano, foram feitas mais de cem reuniões de órgãos técnicos do Mercosul sobre diversos temas, e que o parlamento da união aduaneira também foi reativado.

"O Mercosul não funciona só quando tem a cúpula, é uma atividade constante", disse.

Ele citou, por exemplo, os debates a cerca da criação de uma placa automotiva comum aos países do Mercosul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES