Cerveja representa 44% da indústria no Estado, diz pesquisa

O cervejeiro é um dos que mais aposta no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento inédito mostra que o setor de cerveja representa 44% da indústria no Estado do Piauí, segundo cruzamento de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com polos industriais em cidades estratégicas, o Estado recebe investimentos de diversos segmentos da economia brasileira e o cervejeiro é um dos que mais aposta na região.

O total de postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos gerados pelo setor cervejeiro no Estado passa de 16 mil, o que representa uma massa salarial de mais de R$ 114 milhões.

No Brasil, o impacto da contribuição econômica da indústria da cerveja também é expressivo: representa 14% da indústria do país, emprega quase 2,3 milhões pessoas em toda a cadeia e gera uma massa salarial de R$ 23,6 bilhões, afirma a pesquisa da FGV.

A prévia de maio de 2015 da Sondagem da Indústria de Transformação sinaliza recuo de 0,7% do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao resultado final de abril, considerando-se dados livres de influência sazonal. Com o resultado, o índice atingiria 72,3 pontos, o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005.

O resultado de maio foi influenciado principalmente pela piora das avaliações sobre o momento presente: o Índice da Situação Atual (ISA) recuaria 1,1% em relação a abril, atingindo 75,3 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) cairia apenas 0,3%, atingindo o menor nível da série histórica (69,4 pontos).

O resultado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) indica queda de 0,9 ponto percentual (p.p.) entre abril e maio, ao passar de 79,9% para 79,0%, o menor nível desde maio de 2009 (78,9%)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES