Clientes podem cancelar juros pedindo declaração após a greve

Declaração servirá a clientes que comprovarem dificuldades em pagamentos. Bancos voltam a abrir normalmente na segunda-feira, 14, em Rondônia.

Avalie a matéria:
Expediente em agências bancárias de RO volta ao normal na segunda-feira,14 | g1

A partir de segunda-feira (14), os bancos em Rondônia voltam a funcionar em horário normal, das 9h às 14h. O movimento nas agências em todo o estado deve ser intenso, segundo o Sindicato dos Bancários de Rondônia, que alerta para que os clientes com boletos de pagamento em atraso solicitem uma declaração para cancelar as multas.

A greve foi encerrada na sexta-feira (11), após a categoria aceitar, por unanimidade, segundo o Sindicato dos Bancários de Rondônia, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

De acordo com José Pinheiro, presidente do sindicato, os bancos emitiram comunicado durante a greve orientando que os clientes procurassem alternativas para pagar as contas vencidas. "Mas quem tentou e não conseguiu ou o fornecedor não indicou alternativas de pagamento, pode procurar o sindicato que emitiremos uma declaração informando o período da greve, com cópia do edital para o cliente dar entrada no Procon e pedir anistia", garante Pinheiro.

Com a declaração, os clientes poderão ir ao Procon solicitar anistia dos juros e multa que estão sendo cobrados. No entanto, é preciso a comprovação de que foram feitas todas as tentativas para viabilizar o pagamento.

Fim da greve

Uma assembleia, realizada no início da noite de sexta-feira em Porto Velho encerrou a greve dos bancários, a mais longa, desde 2004, segundo o sindicato. Foram 23 dias de paralisação em todo o país. Pinheiro diz que o acordo foi satisfatório para a categoria. "Conseguimos aprovar reajustes de ganho real e melhoria na parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR)", diz.

O acordo também prevê que os dias do período de greve sejam compensados até o dia 15 de dezembro, a partir da assinatura do acordo. Os servidores devem cumprir, no máximo 1 hora por dia. "Isso representa cerca de 40% do total. Ou seja, cerca de 60% das horas serão anistiadas", afirma o presidente do sindicato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES