Confiança do consumidor dos EUA piora

Nível da confiança é o menor desde abril

 A confiança do consumidor dos Estados Unidos piorou no fim de julho para o menor nível desde abril, seguindo o pessimismo crescente sobre a perspectiva econômica de longo prazo, mostrou pesquisa . Alguns economistas, no entanto, reconhecem que a mais longa recessão das últimas décadas possa estar se enfraquecendo.

O índice de confiança do consumidor Reuters/Universidade de Michigan caiu para 66,0 na leitura final de julho, ante 70,8 em junho. Mas a leitura ficou levemente acima das mediana das expectativas dos economistas de 65,0. O indicador de expectativas do consumidor recuou para 63,2 na leitura final de junho, frente a 69,2 em junho. "Os consumidores acreditam que a queda livre da economia chegou ao fim, mas veem pouca razão para acreditar que as políticas de estímulo vão melhorar sua condição financeira no curto prazo", segundo comunicado.

A receita menor e perspectivas de emprego menos favoráveis no ano que vem são os principais fatores que estão deixando os consumidores preocupados com sua posição financeira, segundo o levantamento. O índice de condições atuais recuou para 70,5 na leitura final de julho, ante 73,2 em junho.

Fonte: g1, www.g1.com.br