Confiança em indústrias caem pelo quarto mês seguido

Esta é a quarta queda consecutiva do indicador, que atingiu o menor nível desde novembro de 2009

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário da indústria está mais cauteloso com a economia brasileira e com o ritmo dos negócios ao longo de 2011. Uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgada nesta sexta-feira (29) mostrou que a confiança do industrial diminuiu entre março e abril, passando de 112,4 pontos para 111,2 pontos no ICI (Índice de Confiança da Indústria).

Esta é a quarta queda consecutiva do indicador, que atingiu o menor nível desde novembro de 2009 (quando estava em 109,6 pontos). O ICI é o indicador que serve como um termômetro para medir as expectativas dos empresários da indústria da transformação e sua vontade de fazer negócios.

O indicador varia em uma escala de zero a 200 pontos, sendo que resultados acima dos 100 pontos indicam otimismo e abaixo deste ponto, pessimismo. O levantamento para formulação do índice foi feito entre os dias 4 e 26 de abril, com 1.200 empresas.

O quesito que mais contribuiu para a queda do ICI em abril foi o item situação futura dos negócios, que mede a expectativa do empresário sobre os próximos meses. Depois de subir por dois meses, esse número voltou ao nível de janeiro (149,9 pontos).

A proporção dos empresários que espera piora na situação futura de seus negócios aumentou de 1,7% para 8,7%, o maior nível desde setembro de 2009 (quando estava em 13,1%).

Já o grau de satisfação com o ambiente atual dos negócios foi mais favorável em abril. A proporção de empresários que avaliam a situação de seus negócios como boa aumentou de 26,5% para 33,2%.

Também aumentou a quantidade de empresas que avaliam a situação como fraca, de 3,9% para 9,2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES