Conheça filmes que trazem algumas lições para quem quer empreender

Em “O Diabo Veste Prada”, Anne Hathaway interpreta uma jornalista que se aventura pelo mundo da moda mesmo sem ter experiência no setor

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais do que apenas entreter ou divertir, o cinema conta histórias que podem servir de modelo e inspiração para quem pretende abrir seu próprio negócio. Confira a seguir uma lista de produções elaborada por Fernando Gomes de Paiva Junior, professor de empreendedorismo e inovação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Perfume de Mulher (1992)

O filme estrelado por Al Pacino conta a história de um militar cego que contrata um jovem estudante para ajudá-lo a viver um fim de semana inesquecível. Em uma das cenas mais emblemáticas, o militar convida uma moça para dançar, que se nega, pois seu noivo vai chegar em poucos minutos. ?Mas em um momento se vive uma vida?, responde ele, que a leva para o centro do salão. ?O personagem de Al Pacino estabelece uma relação de parceria com o jovem, o que é muito importante no mundo dos negócios, e aprende a aproveitar cada oportunidade?, diz Paiva.

A Rede Social (2011)

Esta produção conta a história de Mark Zuckerberg e da criação do Facebook, que em pouco tempo se tornou a maior rede social do mundo e um império de bilhões de dólares. ?O filme trata de um jovem que tem uma das maiores histórias de sucesso nos últimos anos, e ainda aborda questões éticas em relações profissionais, como roubo de ideias.?

Os Piratas do Vale do Silício (1999)

Com uma temática parecida com ?A Rede Social?, ?Os Piratas do Vale do Silício? mostra a disputa de dois jovens pela hegemonia no mundo da informática: Steve Jobs, criador da Apple; e Bill Gates, fundador da Microsoft. ?São dois personagens que servem de referência para muitas pessoas. Ao criarem algo visionário, eles desenvolvem uma forte rivalidade e passam a usar todos os tipos de armas para assumir a dianteira neste mercado.?

Forrest Gump (1994)

Vivido por Tom Hanks, Forrest Gump é um homem com deficiência intelectual que participa de importantes momentos da história do Estados Unidos. Ao longo de sua trajetória, ele supera inúmeras barreiras sem jamais desistir. ?É um personagem que se destaca pela sua capacidade de superação, por viver e ter de recomeçar a todo instante.?

À Procura da Felicidade (2006)

Will Smith interpreta um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. No entanto, ele não desiste do sonho de encontrar um emprego e oferecer melhores condições para seu filho. ?O personagem usa o afeto e a confiança que o filho depositou nele para não desistir e superar os desafios que surgem em seu caminho.?

O Diabo Veste Prada (2006)

O filme narra a história de uma jornalista que chega a Nova York e se aventura em um emprego em uma revista de moda, mesmo sem ter grande experiência nesta área. ?Apesar dos preconceitos e da desconfiança de seus colegas, ela conquista o respeito de todos, incluindo o da sua rigorosa chefe, por meio da competência e dedicação ao trabalho.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES