Construção Civil deve retomar crescimento em 2019

A redução da taxa Selic estimula a economia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2019 deve iniciar com o pé direito para a economia . O mercado imobiliário projeta reação e prevê um ano de recuperação nos investimentos e retomada de crédito. Com o início de um novo Governo e a implantação de medidas enérgicas no campo da economia, empresários já começam a investir no mercado e o Piauí , um dos estados que menos sentiu a crise financeira , deve , agora , pegar mais impulso.

Um dos fatores que deve contribuir são as linhas de crédito imobiliário, que deve aquecer o setor de construção e a redução da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). “O novo já é algo que representa uma expectativa positiva. Por ser um Governo que está começando, o Brasil tem condições de voltar com as linhas de crédito e voltar com os investimentos na área da habilitação e construção civil, que são o termômetro da economia”, destaca o consultor de negócios Rogers Ramon.

A Selic influencia todas as outras taxas de juros cobradas pelos bancos em empréstimos. Ou seja, é uma taxa de referência que norteia todas as outras e em 2018 tem se mantido equilibrada. Na primeira reunião após as eleições, o Banco Central manteve a taxa em 6,5% ao ano, alcançando o menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. “ A Selic já baixou, mas ainda não atingiu o consumidor final. A expectativa é de que no próximo ano o impacto dela seja sentido, já que reduziu a inadimplência e os bancos devem liberar mais crédito”, aposta Ramon Rogers.

O consultor de negócios relata que alguns investidores já estão comprando terrenos e ações para investir no setor imobiliário. Para o consumidor comum, o momento é oportuno para comprar imóveis, já que a tendência é de facilidade de pagamento com boas taxas de juros. A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES