Deputado quer proibir bêbado ao lado do motorista. Você concorda?

Objetivo é impedir que a condução do veículo seja afetada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe o transporte de passageiro alcoolizado – ou sob efeito de “qualquer substância psicoativa que cause dependência” – no banco dianteiro, ao lado do motorista.

O parlamentar Flávio Augusto da Silva, ligado a organizações religiosas conservadoras e católicas, entende que a Lei Seca também deve valer para o passageiro do banco da frente.

Para tanto, defende que “passageiro bêbado” comete legalmente uma infração gravíssima e deverá pagar multa. Além disso, se o PF for aprovado, o veículo poderá ser retido até que a irregularidade seja sanada (no caso, o bêbado expulso).

Segundo o deputado, o objetivo do projeto é impedir que a condução do veículo seja afetada por quem, ao lado do motorista e em “estado alterado”, tome atitudes que representem perigo para a segurança do trânsito.

Ânsia de vômito

Ele cita como exemplo o indivíduo embriagado que, por brincadeira, tenta movimentar o volante, atrapalhando o condutor.

E sugere que não esqueçamos o indivíduo embriagado que, com ânsia de vômito, tira a atenção do motorista.

Flavinho diz que há pelo menos dois países que adotam essa restrição: Macedônia e Bósnia-Herzegovina.

Nos Estados Unidos e no Canadá, lembra ele, o passageiro, esteja ao lado do motorista ou não, nem precisa estar embriagado para causar problemas ao responsável pela condução.

Reação popular

O site Votenaweb (https://goo.gl/aRxlj0) fez uma enquete de múltipla escolha sobre o projeto. Apenas 3% consideram a ideia relevante.

A maioria absoluta (89%) acha a iniciativa “sem noção”.

Pelo menos 2,4 mil pessoas já haviam se manifestado até ontem – o “Não”, por sinal, ganha com 2.070 votos, contra 373 pelo “Sim”.

Quem é Flavinho

Flávio Augusto da Silva nasceu em 1971 tem múltiplas funções: é apresentador de televisão, cantor, compositor, empresário, pregador internacional, escritor (com obras publicadas nos Estados Unidos, Colômbia, Chile e Panamá) e locutor. Além de deputado federal, claro.

É um dos fundadores da banda Canção Nova (sistema católico de comunicação) e diz estar no Congresso para defender que “os valores da família, da vida, da ética e da moral sejam respeitados, valorizados e preservados em nosso país”.

Em abril do ano passado, foi contra a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara. Ele justificou: em vez de empoderamento, as mulheres querem ser “cuidadas”.

E afirmou, segundo o portal Fórum, que as parlamentares feministas não sabem o que é ser “amadas”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES